Desenvolvida pela Fundação Tide Setubal e pelo Itaú Cultural, a Ancestralidades estreou em novembro do ano passado, com o objetivo de ser um espaço digital de formação e reunião de conteúdos sobre os saberes, as histórias e as culturas da população negra e dos povos originários.

Participe!
>>Pesquisa quer saber a sua opinião sobre a plataforma Ancestralidades

Um ano depois, a plataforma ganhou uma nova home, que reúne, logo na porta de entrada do site, todas as seções disponíveis. Todas também podem ser acessadas pelo menu, disponível no topo esquerdo da página.

Além de notícias e entrevistas, é possível acessar conteúdo sobre marcos históricos da população negra brasileira (32 já publicados); biografias individuais, coletivas e de instituições que são referência no Brasil (136 disponíveis); verbetes que explicam termos e conceitos sobre a temática étnico-racial (69 no total, sendo 20 sobre religiosidade/espiritualidade); e ainda narrativas emergentes nas áreas das artes e da cultura, da democracia e dos direitos humanos, da ciência e da tecnologia.

A novidade entre os conteúdos são verbetes sobre três nações de candomblé (Jeje, Ketu e Angola) e também sobre as umbandas. A ideia é expandir para outras matrizes, à medida que novos verbetes forem incorporados à plataforma. Os novos autores são o cantor, compositor e pesquisador Nei Lopes; o escritor, professor e historiador Luiz Antônio Simas; Cecília Conceição Moreira Soares, doutora em antropologia e ialorixá; o pesquisador Ricardo Aragão; e Luis Nicolau Parés, professor-doutor em antropologia da religião.

Homem negro e idoso aparece sorrindo, olhando para o lado. Ele usa boina bege e camisa azul clara. Também usa óculos de grau com armação preta. Atrás dele há um pano na parede, em estampa com padronagem africana nas cores branca, preta, vermelha e amarela.
O compositor e pesquisador Nei Lopes está entre os novos autores da plataforma Ancestralidades (imagem: Jefferson Mello)

Veja, abaixo, vídeos correspondentes aos novos conteúdos da plataforma Ancestralidades.

Veja também
Imagem mostra três frames de filme fotográfico. As duas imagens dos cantos aparecem cortadas. Na do meio aparecem doze homens negros, na fachada de uma igreja. Todos usam roupas pretas e estão sérios. Um deles, na frente, segura uma Bíblia.

Os novos voos de Juliana Vicente

A jornalista Luísa Pécora conversa com a diretora dos documentários “Diálogos com Ruth de Souza” e “Racionais: das ruas de São Paulo pro mundo”