De julho a agosto de 2022, o Itaú Cultural (IC) recebeu projetos de arte e cultura que mobilizassem os recursos do metaverso – ambientes digitais imersivos e interativos. A seleção se direcionava para propostas em desenvolvimento e era voltada para pessoas físicas e jurídicas. Conheça os trabalhos selecionados:

DEEPER
Olhares Instituto Cultural (SP)
Metaverso utilizado: Anitya space

O espectador será convidado a navegar por suas curiosidades e medos em relação ao (sub)mundo da internet e do seu próprio inconsciente. O projeto é marcado pelo aleatório, pela lógica do “jogo”, dos hackeamentos, do anonimato, do voyeurismo e do borrão entre público e privado.

Palavralada
Arthur Moura Campos (GO)
Metaverso utilizado: DIVE realities

Jogo poético em que palavras, sons e imagens são potências de significado e criação. Em um ambiente imersivo, letras tridimensionais formarão blocos. O leitor/jogador poderá alterar suas cores, formas, dinâmicas e sons.

O peregrino digital
Régis Costa de Oliveira (MA)
Metaverso utilizado: Spatial

O projeto pretende explorar a criação performativa no metaverso. A arte da performance pode encontrar no metaverso um campo ainda pouco explorado, mas com grande potencial.

Yura Xina – Centro do Conhecimento Yawanawa
Associação Cultural Yawanawa (AC)
Metaverso utilizado: VRChat

Proposta de um museu no metaverso, construído com técnicos e artistas da aldeia, que conte a história do povo Yawanawa, desde antes do contato com os brancos até a atual preservação de sua memória por meio dos seus cantos, artesanato e conhecimentos medicinais.

Veja também