Com o objetivo de movimentar a economia criativa de maneira rápida e eficaz em tempos de pandemia mundial de coronavírus, o Itaú Cultural (IC) lança mais um Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência. O quinto edital, com inscrições abertas das 9h do dia 11 de maio até as 23h59 de 13 de maio, é voltado para escritores que tiveram sua rotina modificada neste momento de pandemia e necessidade de suspensão social.

O tema do edital é A Vida pós-Pandemia em Prosa e Poesia. Assim, a provocação é pensar como será o mundo quando a crise causada pela covid-19 estiver sob controle. Em duas categorias – Escrita (poesia e prosa) e Poesia Falada (vídeo), as obras podem abordar, entre outros assuntos, os impactos deste momento crítico nos relacionamentos, no trabalho, na política, nos valores.

Na categoria Escrita, deve ser enviado um único texto com até 800 caracteres (com espaços), sendo minicontos ou poemas. Na categoria Poesia Falada, deve ser enviado o link de um vídeo com no máximo 30 segundos, publicado em uma plataforma de hospedagem aberta (Vimeo, Google Drive, YouTube etc.), sem senha e sem tempo de expiração; além disso, deve ser enviado o texto declamado.

Com remuneração de R$ 2.500 brutos para cada selecionado, serão escolhidas até 150 obras na categoria Escrita e até 50 na categoria Poesia Falada. Atenção: em ambas as categorias, a obra deve tratar da pós-pandemia. Não será aceito texto sobre a quarentena ou outro tema.

Leia o edital.

Inscreva-se no formulário a seguir, a partir das 9h do dia 11 de maio de 2020.

Caso tenha problemas para enviar sua inscrição no formulário acima, acesse o link direto.

A participação no Rumos não invalida a adesão a qualquer outro programa de fomento que o Itaú Cultural promova neste período.

O IC não se responsabiliza por inscrições que não sejam concluídas nas últimas horas do dia 13 de maio de 2020 em razão de congestionamento do sistema, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados ou o upload de arquivos.

Em caso de dúvidas, envie uma mensagem para literatura@apps.itaucultural.org.br.    

Seleção

A seleção será realizada por colaboradores das áreas artísticas do Itaú Cultural. Os selecionados serão informados por e-mail até 9 de junho – com possível prorrogação a depender do volume de inscrições. Os trabalhos serão apresentados ao público em meios virtuais de acordo com a agenda organizada pelo Itaú Cultural.

Veja também