Comemorado no Brasil em 26 de setembro, o Dia Mundial do Surdo propõe um debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade. A data foi escolhida em homenagem à fundação da primeira escola para surdos no Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), criado em 1857, no Rio de Janeiro. Comemorar é relembrar a luta da sociedade surda ao longo dos anos e colocar em pauta a reflexão por uma sociedade mais acessível e inclusiva.

Grande parte da programação do Itaú Cultural (IC) conta com legendas e interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras) – confira no site do IC a seção “Libras”. Para comemorar o Dia Mundial do Surdo, selecionamos algumas atividades acessíveis que acontecerão nas próximas semanas no site e no canal da organização no YouTube.

1

>> Café com Libras: terceiro encontro conta com Rafael Odrus e Mel Duarte

Café com Libras é uma programação que busca trazer perspectivas diferentes e novos olhares para a arte e a cultura brasileiras, por meio do diálogo e do compartilhamento de vivências e experiências. Os encontros, sempre com a participação de um surdo e de um ouvinte, apresentam temáticas diferentes.

Neste terceiro encontro, a arte negra periférica é o assunto abordado por Rafael Odrus, Mel Duarte e educadores do IC.

Mel Duarte é uma mulher negra, com cabelos com tranças roxas, um piercing no nariz e tatuagens nos braços. Ela está com uma das mãos na cabeça e olha diretamente para a câmera.
A poeta Mel Duarte (imagem: Bruna Monique)

2

>> Espetáculo Animo festas viaja para o submundo do palhaço Klaus

Animo festas é o freak show do palhaço Klaus, que nos narra seu submundo decadente como um animador de festas infantis. O espetáculo acontece no dia 9 de outubro e conta com interpretação em Libras. 

Na fotografia colorida, o palhaço Klaus, aparece fumando sentado em uma cadeira. No chão, várias bexigas coloridas.
Espetáculo Animo Festas (imagem: Gabriel Rachid)

3

>> Quartas com Paulo Freire discutem o educador sob olhares múltiplos

Parte da programação da Ocupação Paulo Freire, este ciclo propõe conversas em torno da obra desse educador, filósofo e escritor em outubro e novembro, sempre às 19 horas. Toda a programação tem interpretação em Libras.

O professor está no canto esquerdo da imagem, que tem fundo preto. À sua frente há um microfone, ele discursa com a mão estendida à frente do peito. Está vestido com roupa social, tem barba branca grande e é careca.
O educador Paulo Freire (imagem: Márcio Novaes/Acervo Secretaria Municipal de Educação – Memorial da Educação Municipal)

4

>> A Cia. Dançurbana apresenta o processo de pesquisa de seu novo espetáculo

A equipe de artistas e pesquisadores da Cia. Dançurbana partilha o processo de pesquisa de sua nova criação, De passagem – outras paisagens, por meio de conversas e experimentações de procedimentos artísticos.

Fotografia colorida com várias pessoas espalhadas por uma praça em pé olhando para a frente
Cia. Dançurbana (imagem: divulgação)

5

>> Peça improvisa pequenas e íntimas histórias sobre isolamento social

A Companhia do Quintal apresenta, em outubro, duas sessões do espetáculo Histórias mínimas SP, no Palco virtual. Seis atores, em suas respectivas casas, improvisam pequenas e íntimas histórias nas quais o isolamento social já é parte do cotidiano desses personagens há muitos anos. 

Imagem de uma videochamada, dividida ao meio em ambientes diferentes. Ao lado esquerdo da imagem uma mulher branca, com cabelos claros. Ela está de touca e com um papel amarelo, em formato de coração, no olho direito. Ao lado direito da imagem, uma mulher negra, fazendo sinal de coração com as mãos.
Histórias mínimas, espetáculo da Companhia do Quintal (imagem: divulgação)
Veja também