Ao longo da história, diversos povos olhavam para o céu à noite em busca de localização e orientação. Ainda hoje, pesquisadores, com muito mais conhecimento e sabedoria no assunto, se dirigem ao céu admirados e assombrados. Provavelmente, o que não mudou é este momento de contemplação: sentimos o cheiro da noite, procuramos as estrelas ou reparamos na lua. 

A depender de onde você esteja, pode não haver um céu estrelado, pois encontramos estrelas em locais afastados dos centros urbanos, longe da cidade, que permanece acesa e movimentada. Mas, ainda assim: quando você olha para o céu, quantas estrelas consegue contar?

Neste episódio da Expedição, Joca tem o seguinte pensamento: e se eu conseguisse guardar as estrelas em uma caixa e trazer o céu estrelado para dentro de casa? Com alguns materiais, ele decide criar uma luminária estrelar. 

Imagem na cor amarela, com janela roxa e estrelas amarelas.
(imagem: divulgação)

Convidamos você para embarcar nesta aventura! Que tal fazer uma luminária para assistir a um filme ou para se aconchegar em sua cama na hora de dormir?

Na Coleção brasiliana Itaú, ao visitar o espaço expositivo ou o site da Brasiliana iconográfica, veremos diversos objetos, como mapas da América Latina e de regiões brasileiras feitos há 500 anos. Esses mapas foram feitos por cartógrafos que estudavam diversas disciplinas, como a geografia e a astrologia. Havia muitos instrumentos para o cálculo de delinear o litoral do continente. Uma das técnicas se deu justamente a partir da posição das estrelas. 

A história de Joca e Lúcio continua na tirinha para colorir aqui.

Muito legal, não é mesmo? Para inspiração, deixamos aqui algumas referências: 

Expedição brasiliana: invente um mapa;
Expedição brasiliana: faça um binóculo;
Praefectura de Ciriii, vel Seregippe Del Rey cum Itâpuáma;
Brasilia qua parte paret Belgis.

Veja também