Classificação indicativa: Livre
 

Com a suspensão temporária das suas atividades presenciais, o Itaú Cultural (IC) montou uma programação especial para o público infantil. O IC para crianças apresenta aulas de ilustração e dança – além de outras que estão por vir –, publicadas aqui no site e no canal do YouTube.

Durante os meses de junho e julho, Ziza ministrou cinco aulas de desenho. Desde 2006, a artista expõe seus trabalhos em espaços públicos de São Paulo. Seus traços – que buscam detalhes, que brincam com luz e sombras – carregam uma forte influência das manifestações da diáspora africana.

Confira as aulas a seguir:

Aula 1: Nesse encontro inicial, a artista apresenta algumas técnicas para estilizar os seus desenhos, em especial para criar rostos, e ensina como fazer um marcador de páginas. Você pode desenhar um parente, um amigo, o seu cachorro, fazer um autorretrato e até mesmo inspirar-se nos seus personagens preferidos. Para acompanhar a aula, você vai precisar de papéis variados (podem ser reutilizados, como de jornais, revistas e embalagens de presentes), caneta, lápis, canetinhas hidrográficas, lápis de cor, cola e tesoura.

Aula 2: Ziza ensina a desenhar ambientes urbanos. Você vai precisar de muita observação, acionar a sua memória e treinar um pouco de perspectiva. Não sabe o que é isso? Então separe lápis, caneta, papel e uma tesoura sem ponta para acompanhar as atividades!

Aula 3: A artista ensina como fazer um estêncil (um molde vazado) para reproduzir estampas em diversas superfícies, como tecido, papel, madeira e painéis. Para acompanhar a aula, você vai precisar de papéis variados (novos ou reutilizados de jornais, revistas e presente antigo), caneta e lápis, canetinhas hidrográficas, lápis de cor, cola e tesoura.

Aula 4: Ziza mostra como criar um lambe-lambe (um cartaz de intervenção urbana que transmite ideias, pensamentos, e divulga obras de arte como ilustrações e poemas). Para acompanhar a atividade, você precisa de papéis variados (como sulfite e outros mais finos e delicados), caneta ou canetinhas hidrográficas, lápis e tesoura.

Aula 5: Em sua quinta e última aula, Ziza ensina a confeccionar adesivos personalizados com desenhos, colagens e outras técnicas para você colar nos seus cadernos, num álbum de fotos, nos materiais escolares, na sua casa e onde mais a criatividade permitir. Para acompanhar a atividade, você precisa de sulfite, caneta e lápis, canetinhas hidrográficas, lápis de cor, cola e tesoura sem ponta.

Veja também