Classificação indicativa: Livre
 

Você já olhou para o céu, observou o vento e pensou: “Daqui a pouco vai chover”? Ou então já disse: “Ai que dor de barriga!” e alguém o aconselhou a tomar um chá de boldo? Esses são alguns exemplos de conhecimento sobre a natureza compartilhados ao longo de gerações. São saberes adquiridos pelas experiências de nossos ancestrais através da convivência e do local onde viviam.

Hoje convidamos você para conhecer mais sobre como plantar e colher nossos alimentos e como ser atento a essa plantinha que irá crescer com a sua ajuda. Neste episódio, Joca nos ensina os princípios de jardinagem plantando sementes de coentro – uma hortaliça usada como tempero em diversos pratos. Outras ervas que fazem mágica são capim-santo (capim-cidreira), cebolinha, hortelã, manjericão, orégano e salsinha. Já parou para pensar nisso?

Cultivar uma planta em casa significa introduzi-la em um ambiente diferente do natural e original dela. Para cuidar dessa nova vida, teremos de observá-la com atenção. Para isso, vamos ter a ajuda de um ou de todos os nossos cinco sentidos.

Com os olhos podemos observar se suas folhas estão amarelando ou secando; com o tato podemos sentir se suas folhas estão ásperas e se a terra está muito seca ou muito molhada; com o olfato podemos sentir se a plantinha está crescendo ao sentir seu cheiro especial; e com os ouvidos podemos escutar se está recebendo muito vento no local onde está. Já o paladar – apenas para espécies não venenosas – é importante para provar se ela está madura ou não.

Por último, uma dica: use sua intuição, seja para entender se a planta está sendo regada demais ou muito exposta ao sol.

Para nos ajudar a observá-la, preparamos uma ficha com um calendário dividido por estações do ano. Imprima seu documento ou o crie conforme sua necessidade.

A história de Joca e seu amigo Lúcio continua nesta tirinha para colorir.

Para inspirar, deixamos aqui algumas referências:

Manual dos remédios tradicionais Yanomami;
Conhecimento indígena: plantas medicinais e receitas usadas contra a covid-19 no Rio Negro;
Expedição brasiliana: crie vasos e comece a plantar;
Expedição brasiliana: catalogue e explore plantas secas;
A paisagem amazônica de Leone Righini.

Ilustração apresenta um vaso de planta, um regador e uma pá.
(imagem: divulgação)
Veja também
Fotografia com filtro amarelado do rosto de Julie. Ela é uma mulher indígena, tem cabelo comprido escuro, está de batom escuro e com desenhos nas bochechas. Ela olha séria para a frente. Na parte inferior direita da imagem está em laranja a identidade do Mekukradjá

Julie Dorrico – Mekukradjá

A doutora em letras e escritora fala sobre a importância da literatura indígena como uma ferramenta que mostra a diversidade dos povos