Democracia, na Grécia clássica, significava o “governo de muitos”. Diversa do “governo de um só”, a monarquia, e do “governo de alguns poucos”, a oligarquia, nessa maneira de governo o poder deveria ser exercido pelo maior número, pela totalidade dos cidadãos. O sentido dessa palavra se diversificou ao longo dos séculos; hoje a sua manifestação mais destacada são as nossas democracias representativas. Seja como for, pensar em democracia é pensar sobre como o poder é exercido e sobre como se fundam as instituições.

Veja também:

>> Eliane Brum: “Reportagem é reflexão em movimento”
>> Julia Mariano, entrevista sobre Sinfonia | Rumos Cinema e Vídeo 2009-2011

Na Itaú Cultural Play, a partir de hoje, a mostra Viva a democracia apresenta uma série de curtas e longas-metragens que trazem contribuições nesse sentido. As obras tratam de momentos significativos da política do Brasil, como a abertura política nos anos finais da ditadura civil-militar de 1964 e a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2003. Outros temas, como a multiplicação de candidaturas de mulheres negras após o assassinato da vereadora Marielle Franco, em 2018, e o movimento estudantil, também são tratados.

Entre os diretores que compõem a mostra estão Glauber Rocha (1939-1981), Eduardo Escorel, Eliane Brum, João Moreira Salles, Jorge Bodansky e Julia Mariano. Os filmes selecionados são todos documentários, com exceção de Doces poderes, drama de Lúcia Murat que ocorre em um contexto de disputa eleitoral e manipulação da mídia. Saiba mais dos filmes abaixo e faça seu cadastro gratuito na IC Play para acessá-los.

mostra Viva a democracia
a partir de 27 de maio de 2022
acesse a IC Play

Braços cruzados, máquinas paradas (1979), de Sergio Toledo Segall e Roberto Gervitz
76 min

Em 1978, durante o processo de abertura política, eclodem greves e manifestações sociais. Nesse contexto, três chapas concorrem à direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, um dos maiores da América Latina. Aos poucos, a estrutura sindical do país, as relações entre governo e empresariado, e o descontentamento geral são descortinados.

[livre para todos os públicos]

Doces poderes (1995), de Lúcia Murat
100 min

Bia, uma jornalista, assume a sucursal de uma grande rede de TV, enquanto seu antigo diretor sai para coordenar a campanha de um candidato ao governo. Ao mesmo tempo, seu ex-namorado reaparece e um espião tenta manipular a cobertura midiática das eleições do país. Ética e ideologia são colocadas na mesa durante este jogo democrático.

[classificação indicativa: 16 anos]

Gretchen – filme de estrada (2009), de Eliane Brum e Paschoal Samora

Conhecida como a Rainha do Rebolado, a atriz e cantora Gretchen se divide entre a sua última turnê artística e a promoção da sua primeira campanha eleitoral à prefeitura da Ilha de Itamaracá, em Pernambuco.

[classificação indicativa: 12 anos]

Entreatos (2004), de João Moreira Salles
117 min

Os bastidores da quarta campanha de Luiz Inácio Lula da Silva, ex-líder sindical e fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), à Presidência, em 2002, são o assunto deste celebrado documentário. O cotidiano, as fragilidades e a força de um homem por trás da personagem pública de candidato.

[livre para todos os públicos]

Maranhão 66 (1966), de Glauber Rocha e Fernando Duarte
11 min

O filme retrata a posse de José Sarney como governador do Maranhão dois anos depois do golpe que instaurou a ditadura civil-militar no Brasil, em 1964. Ao discurso do político eleito opõem-se imagens de problemas crônicos da região, como a pobreza e a falta de perspectivas.

[classificação indicativa: 10 anos]

A cidade é uma só? (2013), de Adirley Queirós
79 min

Em 1971, em Brasília, autoridades removem barracos que estão em áreas nobres da cidade, sob a promessa de dar nova moradia para os desabrigados. Desse gesto de exclusão nasceu a Ceilândia. Uma das testemunhas desse processo é Dildo, um irreverente candidato que pretende levar os problemas do distrito para a Assembleia Legislativa.

[classificação indicativa: 10 anos]

Eleições (2018), de Alice Riff
100 min

Alunos de uma escola do Centro de São Paulo se preparam para as eleições do grêmio estudantil. Quatro chapas se apresentam como candidatas, com diferentes posições ideológicas, mas um objetivo comum: melhorias no colégio. Nesse processo, emergem conflitos, amizades, sonhos e a força para lutar por um mundo mais próximo ao que eles desejam.

[classificação indicativa: 12 anos]

Sementes – mulheres pretas no poder (2020), de Éthel Oliveira e Julia Mariano
105 min

Em 2018, a vereadora carioca Marielle Franco é brutalmente executada. Por todo o país, mulheres negras se mobilizam em candidaturas políticas, lutando contra o preconceito e por espaço num ambiente machista e elitista. No Rio de Janeiro, seis candidatas mostram como é possível transformar o luto em luta.

[classificação indicativa: 12 anos]

Vocação do poder (2005), de Eduardo Escorel e José Joffily [por questões técnicas, filme disponível nos próximos dias]
100 min

Um panorama do cotidiano de seis candidatos ao cargo de vereador durante as eleições de 2004 no Rio de Janeiro. Das convenções partidárias à contagem de votos e à publicação dos resultados. Com diferentes características e ideologias, eles só têm um fato em comum: concorrem pela primeira vez.

[classificação indicativa: 12 anos]

Terceiro milênio (1980), de Jorge Bodanzky e Wolf Gauer
90 min

Em 1980, o senador Evandro Carreira sai em viagem pela região do Alto Solimões, na fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, para percorrer bases eleitorais. No trajeto, são ouvidos indígenas, madeireiros, sertanistas e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai). A jornada compõe um mosaico sobre as qualidades e fragilidades da região.

[livre para todos os públicos]

Pinto vem aí (1977), de Olney São Paulo
25 min

O filme retrata os preparativos realizados para receber o ex-deputado Francisco Pinto em Feira de Santana, na Bahia. Pinto foi cassado e preso pela ditadura civil-militar brasileira por discursar contra Augusto Pinochet, ditador chileno. Ele retorna à cidade baiana aos gritos de “Pinto vem aí!”, representando a oposição nas futuras eleições.

[classificação indicativa: 12 anos]

Camocim (2018), de Quentin Delaroche
76 min

Durante as campanhas eleitorais municipais, a pacata Camocim de São Félix, no interior de Pernambuco, se transforma. A jovem Mayara tenta promover o amigo César Lucena ao cargo de vereador da cidade pernambucana de forma honesta, mas se depara com diversas dificuldades.

[classificação indicativa: 12 anos]

Veja também