A Itaú Cultural Play, plataforma gratuita de streaming dedicada ao cinema nacional, abre, a partir de 29 de abril, espaço permanente para mostras com curadoria da Cinemateca. Como lançamento dessa parceria, a IC Play apresenta 13 filmes, divididos em duas seleções: O cinema sempre foi colorido e Veja o Brasil. Acesse itauculturalplay.com.br ou o aplicativo para mobile, faça seu cadastro gratuito e aproveite. 

O cinema sempre foi colorido traz seis produções dos tempos do cinema silencioso brasileiro, colorizados através de técnicas como pintura à mão, estêncil, tingimento e viragem. Já a mostra Veja o Brasil é composta de sete filmes curtos (com duração entre três e dez minutos) realizados pelo pesquisador Alceu Maynard de Araújo para a extinta TV Tupi nos anos 1950. O material é inédito e contempla diferentes aspectos da sociedade de então.

Braza dormida (1928), de Humberto Mauro | imagem: divulgação

Maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes (Fiap), a Cinemateca tem sua origem em 1946, com o 2o Clube de Cinema de São Paulo. Anos depois, a instituição tornou-se Cinemateca Brasileira – acervo que, hoje, soma mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional on-line dos 120 anos de produção nacional.

Veja também