A Itaú Cultural Play raz duas estreias especiais neste mês de novembro. No dia 18, entra no ar o filme documentário Guto Lacaz, um olhar iluminado, com direção de Marcelo Machado, cineasta premiado por Tropicália (2012). Aqui, os designers Kiko Farkas e Rico Lins guiam o público em um passeio na casa e no ateliê de Lacaz, mostrando as obras, histórias pessoais e visões de mundo do artista.

Adeus, capitão, de Vincent Carelli e Tita, fica disponível na plataforma por 48 horas,  das 20 horas do dia 19 de novembro até o mesmo horário do dia 21. O filme faz parte da mostra Cinemas colaborativos e autorias indígenas, um recorte do 26º forumdoc.bh – festival do filme documentário e etnográfico de Belo Horizonte, que traz obras com temas dos povos originários do Brasil.

Guto Lacaz, um olhar iluminado, dirigido por Marcelo Machado (2022)

Um homem branco, com óculos de grau e usando roupas pretas posa em seu ateliê de arte.
Guto Lacaz, um olhar iluminado (imagem: Divulgação)

Guto Lacaz: Um Olhar Iluminado, de 2022, é um filme documental que investiga o processo criativo do multiartista, que imprimiu uma personalidade única ao longo de seus mais de 40 anos de carreira nas diferentes expressões de arte. A rica história do designer e arquiteto, que se destaca pelas intervenções urbanas em cidades como São Paulo e Rotterdam e que já ilustrou quase 20 livros, vai ganhando novos contornos ao longo das conversas informais e despretensiosas.

Idealizadores do projeto, os também designers Kiko Farkas e Rico Lins registraram os bate-papos que tiveram com Lacaz entre 2020 e 2021, na casa e ateliê do artista, célebre por obras desconcertantes e bem-humoradas que misturam diferentes linguagens, do design industrial à cultura pop. Esses registros foram de suma importância para o filme, que fica disponível para o público na plataforma de streaming IC Play por 18 meses.

 

Adeus, capitão, dirigido por Vicent Carelli (2022)

Um homem indígena, sem camisa e com pinturas vermelhas pelo corpo, aparece segurando um chocalho. Atrás dele, há várias pessoas da tribo.
Cena do documentário "Adeus, capitão" (imagem: Frame de vídeo)

Adeus, capitão conta a história de Krohokrenhum, líder do povo indígena Gavião, do sul do Pará. O capitão narra a sua história por meio de um amplo retrato que aborda décadas da sua vida, incluindo as guerras de “índio bravo” e o contato com o homem branco.

Neste filme, revela-se uma história de muita luta para a manutenção da cultura da comunidade e pela reconstrução da memória de seu povo. Boa parte da obra foi registrada por Vincent durante suas visitas, em períodos distintos, ao local liderado pelo capitão.

Veja também