A série 40 anos Teatro Sérgio Cardoso chega à plataforma Itaú Cultural play nesta sexta-feira, 26. A mostra, dirigida por José Mauro Gnaspini e Rubens Crispim Jr., conta com apresentações e reflexões de artistas como Ana Cañas, Sérgio Britto, Lívia Mattos, Vitor Araújo, Raul Barreto, Lara Córdula e Simoninha, e das bandas Bixiga 70 e Ira!.

Considerado um dos espaços cênicos mais importantes da cidade de São Paulo, o Teatro Sérgio Cardoso completou, em 2020, 40 anos de vida. Para celebrar a data, a plataforma #Culturaemcasa decidiu produzir uma série especial em que os convidados se apresentaram no teatro vazio – uma vez que durante a pandemia de covid-19  o espaço esteve fechado.

Confira abaixo informações sobre os episódios da mostra, agora também disponíveis na Itaú Cultural play:

Bixiga 70

Uma banda, composta por homens, se apresenta em um palco com detalhes coloridos e muitas luzes.
Banda Bixiga 70 na mostra "40 anos Teatro Sérgio Cardoso” (imagem: Divulgação)

O palco do Sérgio Cardoso recebe grandes personalidades do Bixiga, um dos bairros mais emblemáticos de São Paulo, para um papo gostoso e cheio de história. Entre os convidados, estão Milton Credidio, Maurizio Bianchi e Solange Taverna. O evento também conta com apresentação do grupo Bixiga 70.

Sérgio Britto

Um homem aparece tocando um piano. Ele usa uma camisa escura, chapéu e óculos escuros.
Sérgio Bitto no palco do Teatro Sérgio Cardoso (imagem: Divulgação)

O cantor e compositor Sérgio Britto fala de sua atípica infância e adolescência no exílio, e entoa canções em espanhol e sucessos dos Titãs. Britto fala também de sua paixão pelas canções e pela energia de tocar ao vivo.

Lívia Mattos

Três pessoas aparecem na imagem: uma mulher, ao centro do palco, tocando sanfona e com trajes dourados. À esquerda e à direita dela, dois homens estão trocando instrumentos. Todos estão sentados em banquinhos e, atrás, cadeiras vazias de um teatro.
Lívia Mattos é umn dos nomes da série  (imagem: Divulgação)

A série recebe a instrumentista, compositora, circense e socióloga Lívia Mattos. Lívia começou tocando sanfona no circo, tomou gosto pelo instrumento e acabou desenvolvendo uma linguagem sonora própria, que mistura o suingue da sanfona nordestina com referências caribenhas e circenses.

Ana Cañas

Uma mulher de cabelos claros e longos aparece sorrindo em um teatro repleto de cadeiras vazias.
Mostra "40 anos Teatro Sérgio Cardoso” recebe Ana Cañas (imagem: Divulgação)

Cantora, compositora e atriz, Ana Cañas apresenta composições que fazem um panorama de sua carreira, desde álbuns como Amor e caos até seu trabalho mais recente, TODXS.

Vitor Araújo

Um homem está sentado em um banquinho enquanto toca piano em um teatro vazio. Ele usa roupas pretas.
Vitor Araújo pe um dos convidados da série (imagem: Divulgação)

Polêmico e singular intérprete da música erudita, o premiado pianista Vitor Araújo apresenta sua leitura de obras clássicas, misturadas ao universo repentista do jazz.

Raul Barreto

Um homem aparece no palco sozinho, sentado em uma cadeira e com os braços apoiados em uma pequena mesa. Ele usa trajes bege com dourado e um chapéu marrom na cabeça.
Raul Barreto na mostra "40 anos Teatro Sérgio Cardoso” (imagem: Divulgação)

A série recebe Raul Barreto, ator, palhaço e um dos fundadores do grupo Parlapatões. O artista conta um pouco de sua história, suas influências e suas memórias no Teatro Sérgio Cardoso, além de apresentar alguns números circenses.

Simoninha

Um homem aparece tocando piano e cantando, sorridente. Ele tem cabelos cacheados e grisalhos e usa óculos de grau.
Simoninha se apresentando para a série "40 anos Teatro Sérgio Cardoso” (imagem: Divulgação)

O músico, produtor e cantor Simoninha também é um dos convidados da série. Sozinho no palco, o músico faz reflexões sobre sua carreira, sua relação com as artes e seu processo criativo.

Lara Córdula

Uma mulher aparece no palco de um teatro vazio. Ela tem os cabelos avermelhados e usa calça bege e uma blusa com estampa animal print.
Lara Córdula no palco do Teatro Sérgio Cardoso” (imagem: Divulgação)

Neste episódio, Lara Córdula vive o papel de Dolores, uma artista cinquentona que viu sua carreira trilhar diversos caminhos, a maioria deles longe daqueles que idealizava. Sexo, fracasso, terrorismo e assédio são alguns dos complexos temas deste espetáculo.

Ira!

Um homem aparece cantando em um palco. Ele tem cabelos grisalhos e usa uma roupa social escura, além de luvas pretas nas mãos.
Ira! na Mostra "40 anos Teatro Sérgio Cardoso” (imagem: Divulgação)

A comemoração recebe a icônica banda Ira!, um dos maiores expoentes do rock nacional.

Veja também