Há um sem-fim de recortes que podem ser feitos quando o assunto é cultura. Um deles, por exemplo, é abordar o universo cultural a partir do lugar de pessoas surdas. Nessa perspectiva, o Itaú Cultural, em parceria com o Instituto Singularidades, traz o curso de extensão Culturas Surdas na Contemporaneidade: Criações e Vivências Artísticas. Por meio de um percurso histórico, a atividade busca ampliar o entendimento de mundo tanto de surdos quanto de ouvintes.

Com três módulos, a proposta possui um embasamento teórico, poético e prático que visa à convivência e à cocriação. Os encontros são ministrados por Bruno Ramos (professor de Libras, arte-educador e poeta), Bruno Ramos (professor de Libras, arte-educador e poeta), Cláudio Mourão (pesquisador do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos – Gipes), Cibele Lucena (fundadora do coletivo artístico Contrafilé e coordenadora do Slam do Corpo, batalha de poesias que reúne surdos e ouvintes) e Jonatas Medeiros (tradutor intérprete da Universidade Federal do Paraná – UFPR).

Para participar do curso, gratuito, presencial e com 30 vagas (sendo 6 para ações afirmativas), basta se inscrever neste link e preencher todos os campos solicitados. O período de inscrição é de 2 a 30 de maio e a atividade ocorrerá entre agosto e novembro de 2019 (às quintas-feiras, das 14h às 18h). O resultado será divulgado no site do Itaú Cultural, no dia 3 de julho de 2019.

Acesse aqui o edital. Abaixo assista ao edital em Libras.

Leia as instruções com atenção e, em caso de dúvida, entre em contato com atendimento@itaucultural.org.br. Sua pergunta também pode ser enviada, para o mesmo e-mail, em forma de vídeo, o qual deve ter um tamanho de até 20 MB. 

Curso Culturas Surdas na Contemporaneidade: Criações e Vivências Artísticas
inscrições 2 a 30 de maio
no site do Itaú Cultural
30 vagas (seis para ações afirmativas)
 

Veja também