Está disponível a partir de hoje, 11 de dezembro, na Escola IC, o curso livre Constelação das Artes: Histórias da Música e Sonoridades Brasileiras. Por meio da análise da produção musical de diferentes atores sociais no decorrer das épocas, o curso tem como proposta estimular a compreensão das diversas manifestações e sonoridades musicais brasileiras e da influência das mudanças e estruturas sociais nesse fazer artístico.

O curso EAD possui três ciclos que serão ministrados pelos professores José Geraldo, Mónica Vermes e Tiganá Santana. Ao longo de 12 aulas, os alunos são convidados a fazer um panorama da construção da identidade brasileira analisando aspectos formais, sócio-históricos e sonoros que envolvem esse exercício artístico. 

As historiografias da música brasileira, a crônica da cultura urbana pela música, a relevância das partituras e de instrumentos como o piano e o tambor, a presença das mulheres no cancioneiro nacional, a influência da negritude – a partir de todos esses temas, constrói-se um panorama rico e inspirador. “Quem me dera agora eu tivesse a viola pra cantar!”

Histórias da Música e Sonoridades Brasileiras
curso livre
sem inscrições
sempre disponível – a partir de 11 de dezembro

faça o seu login na Escola IC e aproveite!

Projeto Constelação
O projeto Constelação nasce do trabalho de pesquisa e produção de conteúdos feito pela Enciclopédia Itaú Cultural em parceria com as áreas de expressão da organização. Os EADs que compõem esse projeto constroem um panorama da história das artes tendo como eixo a construção da identidade nacional brasileira, em diálogo com as histórias da arte e da cultura. Personagens, agentes da produção artística nacional, obras e conceitos em conteúdos didáticos são apresentados por especialistas e disponibilizados na Escola IC para todos os públicos!

O primeiro curso do projeto, Constelação das Artes: História do Brasil em 12 Ingredientes e uma Dose, que conta com aulas de gastronomia, também está disponível. 

Veja também