A Escola Itaú Cultural disponibiliza hoje três novos cursos autoformativos para os seus alunos: Dramaturgia pluriversal II – negras narrativas, Entre a caixa preta e o cubo branco: panorama da cenografia e da expografia no Brasil e Percurso nas artes para professores: literatura na sala de aula. Vale lembrar que o acesso à plataforma de ensino é gratuito; basta se cadastrar e escolher o curso que deseja começar. Acesse aqui.

Neste formato de curso, sem mediação de um tutor ou professor, o aluno faz a gestão do seu próprio tempo de estudo. Já são mais de 20 programas, em diversas áreas da arte e da cultura brasileira, disponíveis para os alunos. Todos eles possuem certificação após a finalização.

Dramaturgia pluriversal II – negras narrativas

Com curadoria de Dione Carlos, aborda o processo de pesquisa na construção de dramaturgias baseadas em mitologias africanas e de que modo elas contribuem para a reinvenção do imaginário sob um ponto de vista “empretecedor” das narrativas no teatro e na performance. Este é o segundo módulo do programa, que também disponibiliza o curso Dramaturgia pluriversal I – narrativas LGBT+.

Entre a caixa preta e o cubo branco: panorama da cenografia e da expografia no Brasil

O curso propõe uma introdução aos universos da cenografia e da expografia, apresentando as diferentes possibilidades de criação, aproximações e especificidades das duas áreas, e busca refletir sobre os paradigmas da caixa preta e do cubo branco, presentes nos teatros (caixa cênica) e nos museus e galerias de arte. A junção dos dois campos se justifica uma vez que as duas linguagens se mesclam, tornando-se um campo de interesse crescente para diferentes públicos.

Percurso nas artes para professores: literatura na sala de aula

Este curso busca estimular uma reflexão sobre a literatura por uma perspectiva artística e social, capacitar professores para utilizar a linguagem literária como forma de aproximar os alunos dessa expressão artística e incentivar a discussão acerca da literatura e de seus produtos.

O programa Percurso nas artes para professores busca aprofundar os conteúdos de artes e linguagens de expressão para professores da rede de ensino, oferecendo possibilidades de metodologias e ferramentas nesse campo. Além deste, outros temas estão no ar: As artes do corpo como metodologia, Arte-educação como prática emancipatória, A música e seus desdobramentos e Arte e ciência.

Veja também
Fotografia colorida de Jorge da Cunha Lima. Fotografia colorida de Jorge da Cunha Lima. Ele é um homem branco, calvo, de cabelos castanhos e barba branca, usa óculos e veste terno preto.

Morre Jorge da Cunha Lima, aos 90 anos

Poeta, escritor, jornalista, publicitário, empresário e gestor cultural, ele foi secretário de Cultura do Estado de São Paulo e vice-presidente do Itaú Cultural.