Classificação indicativa: Livre
 

No dia 29 de setembro, acontece a abertura da exposição Arte cibernética – obras da coleção Itaú Cultural no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (Maat) de Lisboa, em Portugal. A mostra apresenta nove trabalhos de diferentes artistas, como Regina Silveira e Jon McCormack, e permanece em cartaz até 12 de dezembro. É a primeira vez que as obras da coleção são expostas no exterior.

Desde sua criação, em 1987, o Itaú Cultural investe no desenvolvimento de pesquisas de arte e tecnologia, trabalhando sua relação com outras áreas artísticas e culturais. Assim, as obras da Coleção de arte e tecnologia da instituição têm como objetivo divulgar e fomentar essa forma de expressão para diversos públicos.

Os trabalhos expostos no Maat não são apenas para contemplação, exigem a presença, o toque, o sopro e até mesmo a troca de dados para revelar suas verdadeiras poéticas. Eles funcionam por meio da interação tanto com visitantes – como a obra Odisseia, de Regina Silveira – quanto entre seus próprios softwares, como Eden, de Jon McCormack, ambas inéditas na itinerância.

Neste vídeo, produzido em 2011, é possível entender um pouco mais sobre a arte cibernética. Confira:

Arte cibernética – coleção Itaú Cultural
abertura quinta 29 de setembro de 2022
às 18h

até 12 de dezembro de 2022
quarta a segunda, das 10h às 19h

Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
Av. Brasília, Belém,1300-598, Lisboa (PT)

mais informações em www.maat.pt

Veja também