Na coluna do mês de abril, Daniel Munduruku nos convida para refletir sobre terra e território, relembrando uma época em que os indígenas eram os donos das terras brasileiras, incluindo as matas, os rios e os campos.
Com essa reflexão, ele explica a noção de territorialidade e pertencimento para um indígena. O que é uma terra indígena? Você sabe? Clique no vídeo e entenda.
Daniel Munduruku
Escritor indígena brasileiro, é autor de 50 livros para crianças, jovens e educadores. Recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior, entre eles o Prêmio Jabuti, o Prêmio da Academia Brasileira de Letras e o Prêmio Tolerância (Unesco). É graduado em filosofia, com licenciatura em história e psicologia, doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor em literatura pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Os textos dos colunistas são autorais e não refletem as opiniões institucionais.
Apoiado pelo Rumos 2017-2018, o projeto Kayatibu e Encontro Mi Mawai promove troca de saberes artísticos, buscando conectar cidade e floresta por meio de produções musicais e audiovisuais
A Revista Observatório Itaú Cultural aborda nesta edição o processo de construção de uma metodologia para calcular o PIB da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas (Ecic) no Brasil
Três obras já foram lançadas pela editora, situada em Ubatuba, que trabalha artesanalmente com material coletado; conheça este projeto “Rumos Itaú Cultural”