Em mais um vídeo para sua coluna no site do Itaú Cultural, Filipe Alves vai para a Chapada do Araripe, em Santana do Cariri, falar sobre o trabalho das rendeiras de bilro. Para isso, conversa com algumas das artesãs, que falam sobre o surgimento da renda de bilro, o processo de produção das peças e sua relação com esse trabalho.
Filipe Alves
Artista visual, designer, pesquisador e membro da Fundação Casa Grande, no Ceará, Filipe Alves acredita no potencial da cultura local e da ancestralidade do povo Kariri. Por meio de amor, alegria, tinta, lápis e papel, trabalha com a linguagem das artes visuais. Como designer, procura mergulhar na imensidão dos territórios e das culturas para se inspirar nas belezas e valores, criando sites que valorizam o afeto e a valorização do espaço territorial.
Os textos dos colunistas são autorais e não refletem as opiniões institucionais.
A Revista Observatório Itaú Cultural aborda nesta edição o processo de construção de uma metodologia para calcular o PIB da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas (Ecic) no Brasil
Três obras já foram lançadas pela editora, situada em Ubatuba, que trabalha artesanalmente com material coletado; conheça este projeto “Rumos Itaú Cultural”