Em 2011, o grupo de maracatu Águia Misteriosa confiou a um rapaz de apenas 15 anos a função de comandar suas apresentações pelas vias de Nazaré da Mata, município pernambucano considerado o berço dessa manifestação cultural. Foi assim que Anderson Miguel se tornou Mestre Anderson Miguel. Hoje, 2019, o músico de 23 anos segue à frente do grupo e, em sua carreira solo, propõe a inclusão de elementos não tradicionais – como a guitarra, o baixo e o sintetizador – no universo do maracatu.

Veja também:
>>Mestre Anderson Miguel une as sonoridades da guitarra e do baixo à tradição do maracatu

Mas isso não quer dizer que o artista dê as costas para a tradição. De certa forma, é justamente o contrário: o que Anderson fez foi seguir – com passos mais rápidos do que o normal – as pegadas de seu pai, Aderito Amaro da Silva, também ele um mestre do maracatu.

No áudio abaixo, o jovem mestre fala sobre alguns dos artistas veteranos que foram e são fundamentais em sua trajetória.

No dia 18 de abril de 2019, Mestre Anderson Miguel se apresenta no Itaú Cultural. O show traz as faixas do disco Sonorosa (2018). Saiba mais aqui.

Veja também