Em maio, você pode ver em casa filmes exibidos no forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico em 2019. Entre os dias 5 e 19, serão disponibilizados aqui no site seis curtas e longas-metragens: Yãmiyhex, as Mulheres-Espírito, de Sueli e Isael Maxakali; Mãtãnãg, a Encantada, de Charles Bicalho e Shawara Maxakali; Eleições, de Alice Riff; Banquete Coutinho, de Josafá Veloso; Enquanto Estamos Aqui, de Clarissa Campolina e Luiz Pretti; e Antonio e Piti, de Vincent Carelli e Wewito Piyãko.

Com seleção da antropóloga e documentarista Junia Torres – coordenadora do fórumdoc.bh – a programação abrange temas como a vivência dos povos indígenas, construção política e imigração. Os links para assistir aos filmes serão publicados nesta matéria no dia 5. Veja a seguir as sinopses.

Mostra On-Line – Janela Forumdoc
terça 5 a terça 19 de maio de 2020

Yãmiyhex, as Mulheres-Espírito (2019)
(Sueli Maxakali e Isael Maxakali, 2019, 76 min)

Após alguns meses na Aldeia Verde, em Ladainha (MG), as yãmiyhex (mulheres-espírito) se preparam para partir. Os cineastas Sueli e Isael Maxakali registram os preparativos e a grande festa para sua despedida. Durante os dias de festa, uma multidão de espíritos atravessa a aldeia. As yãmiyhex vão embora, mas sempre voltam com saudades dos seus pais e das suas mães.

[livre para todos os públicos]

Assista aqui.

Mãtãnãg, a Encantada (2019)
(Charles Bicalho e Shawara Maxakali, 2019, 14 minutos)

A índia Mãtãnãg segue o espírito de seu marido, morto picado por uma cobra, até a aldeia dos mortos. Juntos eles superam os obstáculos que separam o mundo terreno do mundo espiritual. Uma vez na terra dos espíritos, as coisas são diferentes: outros modos regem o sobrenatural. Mas Mãtãnãg não está morta, e sua alma deve retornar ao convívio com os vivos. De volta à sua aldeia e reunida com os seus parentes, novas vicissitudes durante um ritual proporcionarão a oportunidade para que mais uma vez vivos e mortos se reencontrem. Falado em língua maxakali e legendado, Mãtãnãg se baseia em uma história tradicional do povo Maxakali. As ilustrações para o filme foram realizadas em oficina na Aldeia Verde, no município de Ladainha (MG).

[classificação indicativa: 12 anos]

Assista aqui.

Eleições (2018)
(Alice Riff, 2018, 100 minutos)

É época de eleições para o grêmio estudantil. Secundaristas da Escola Estadual Dr. Alarico da Silveira se organizam para a corrida eleitoral. Quatro grupos de estudantes, com opiniões e visões de mundo diferentes, criam propostas, debatem estratégias de campanha e lutam por melhorias. Os conflitos e as tensões entre as chapas revelam suas diferenças políticas, e a contundência da realidade cotidiana convive com a resistência do sonho, da amizade e do direito de criar caminhos para o mundo em que se acredita.

[classificação indicativa: 12 anos]

Assista aqui.

Banquete Coutinho (2019)
(Josafá Veloso, 2019, 74 min)

O documentário propõe olhar para a obra de Eduardo Coutinho como um todo, tendo sido construído a partir de um encontro filmado em 2012 com o diretor – falecido dois anos após a entrevista –, além de vasto material de arquivo. Teria um dos mestres do cinema brasileiro feito sempre o mesmo filme?

[classificação indicativa: 12 anos]

Assista aqui.

Enquanto Estamos Aqui (2019)
(Clarissa Campolina e Luiz Pretti, 2019, 78 minutos)

Um diário de viagem que aborda política e relações humanas em tempos de globalização a partir da vida de dois imigrantes em Nova York, Lamis e Wilson: ela, uma libanesa que acaba de chegar; ele, um brasileiro que mora ilegalmente na cidade há dez anos.

[classificação indicativa: 12 anos]

Assista aqui.

Antonio e Piti (2019)
(Vincent Carelli e Wewito Piyãko, 2019, 78 minutos)

História amazônica de um amor rebelde, que rompe fronteiras morais e culturais, narrada por dona Piti, filha de Chico Coló, um “soldado da borracha”, e por Antonio, um Ashaninka do Peru.

[livre para todos os públicos]

Assista aqui a partir das 0h01 do dia 5 de maio.

Veja também