Classificação indicativa: Livre
 

Nos dias 14 e 15 de dezembro, o site do Itaú Cultural (IC) apresenta o Seminário Rumos Possíveis. O evento promove duas conversas sobre fomento à cultura e sobre o programa Rumos, desenvolvido pelo IC para apoiar o trabalho de artistas e outros agentes culturais de todo o Brasil.

Os encontros on-line reúnem autoras e autores de projetos já contemplados pelo edital e pessoas que integraram a comissão de seleção do programa. Realizado desde 1997, o Rumos é constantemente revisto e reestruturado com o objetivo de se manter em sintonia com as necessidades e potências do contexto – igualmente em permanente transformação. Essa constante revisão e as possibilidades que ela oferece também são abordadas nas conversas, que abrem, ainda, espaço para discutir como editais, políticas de apoio, programas de patrocínio e a própria comunidade artística podem se movimentar para construir novas práticas.

Em dezembro, além desse seminário, o Rumos promove uma coletiva de imprensa para anunciar os projetos selecionados em sua edição 2019-2020 e lança o podcast Rumos Possíveis.

Confira a programação do seminário:

segunda 14 de dezembro | 17h às 19h
Encontro 1: Projetos

com pessoas autoras de ações apoiadas pelo Rumos:
Edceu Barboza (CE), artista da cena, gestor e pesquisador. Integrante do Grupo Ninho de Teatro e do Coletivo Arruaça Escoamento, desenvolveu com o apoio do Rumos o projeto Grupo Ninho de Teatro – 10 Anos Levantando Poeira!.
Karoline Maia (SP), cineasta. Cofundadora da Pujança, produtora audiovisual formada por mulheres negras, está finalizando com o apoio do Rumos seu primeiro longa-metragem, o documentário Aqui Não Entra Luz, no qual investiga as relações sociais e arquitetônicas entre o quarto de empregada e a senzala.
Maurício Pokemon (PI), artista visual e skatista. Artista residente no Campo Arte Contemporânea, espaço localizado em Teresina, explora questões como a representatividade, a alteridade e o corpo performático na imagem. Realizou o projeto verdeVEZ com o apoio do Rumos.
mediação: Aninha de Fátima (PE), gerente do núcleo de Comunicação e Relacionamento do IC.

Clique aqui para reservar seu ingresso.

terça 15 de dezembro | 17h às 19h
Encontro 2: Comissões

com integrantes de comissões de seleção do programa:
Jarid Arraes (CE), escritora. Autora dos livros Redemoinho em Dia Quente, As Lendas de Dandara, Um Buraco com Meu Nome e Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis, tem mais de 70 títulos publicados em literatura de cordel. Atualmente, vive em São Paulo, onde criou o Clube da Escrita para Mulheres.
Jeferson De (SP), cineasta. Dirigiu, entre outros, o recém-lançado M8 – Quando a Morte Socorre a Vida, longa no qual aborda o racismo no contexto das universidades brasileiras após a aprovação da Lei de Cotas.
Maurício Pereira (SP), músico, ator e locutor. Nos anos 1980, com André Abujamra, criou a banda Os Mulheres Negras, e na década seguinte fez o primeiro show brasileiro apresentado ao vivo pela internet. Tem sete discos solo e produz conteúdo para cinema, teatro e imprensa.
mediação: Aninha de Fátima (PE), gerente do núcleo de Comunicação e Relacionamento do IC.

Clique aqui para reservar seu ingresso.

Veja também