Nos dias 6, 7 e 8 de outubro de 2021, acontece o Seminário internacional economia e política da cultura e indústrias criativas, que, com conferências, painéis, workshops eapresentações de trabalho, aborda as temáticas cultura e desenvolvimento sustentável, indicadores, cidades criativas e indústrias emergentes – a curadoria acompanha os debates estimulados por 2021 ter sido declarado, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável.
O seminário é realizado pelo Observatório Itaú Cultural e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Unesco. Veja detalhes na aba Programação.
Seminário internacional economia e política da cultura e indústrias criativas
quarta 6, quinta 7 e sexta 8 de outubro
vários horários
com George Gachara
mediação Jader Rosa
das 18h20 às 19h20
A transversalidade e a pluralidade da cultura, a criação de valor econômico e cultural de longo prazo nesse setor dinâmico e o desenvolvimento das indústrias criativas na África Oriental.
George Gacharaé especialista em indústrias criativas, gerente de artes e sócio-gerente da HEVA Fund LLP (Nairobi, Quênia).
Jader Rosa é gerente do Observatório Itaú Cultural.
on-line | mesas: site e YouTube do Itaú Cultural
07/10/2021 QUINTA-FEIRA - 17h às 18h10
Painel – Indústrias emergentes
com Alan Soares, Arthur Fitzgibbon e Erika Caramello
mediação Cris Guterres
das 17h às 18h10
Diante de uma sociedade mais plural e diversa, novos negócios têm surgido na cultura e, ainda mais, modelos antigos tiveram de se reinventar. Nesta mesa, o assunto é explorado por meio dos games, da música em plataformas digitais e do empreendedorismo e identidade negros.
Alan Soares é fundador e chief security officer (cargo de supervisão de segurança de uma empresa) do Movimento Black Money.
Arthur Fitzgibbon é presidente da ONErpm no Brasil e professor de pós-graduação em negócios da música e marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Cris Guterres é jornalista, colunista do Universa/UOL, apresentadora do programa Estação livre, da TV Cultura, e diretora criativa do Meteora Podcast.
Erika Caramello é diretora-executiva da Dyxel Gaming, professora do Centro Paula Souza e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de São Paulo e conselheira de diversidade na Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames).
Soluções e reinvenções na cultura – estudos de caso
com Marcelo Rocha, Shikha Jain e Tata Ribeiro
mediação Beth Ponte
das11h às 12h10
A partir de projetos realizados em Salvador (BA), Jaipur (Índia) e Mauá (SP), uma conversa sobre desenvolvimento sustentável, identidade e emergência climática, tecnologia e arte.
Marcelo Rocha é ativista climático da rede Periferia.
Tata Ribeiro é empreendedora e gerente de projetos da startup de tecnologia educacional Aimo Tech.
Shikha Jain é especialista em patrimônio e planejamento museal e criadora da organização Dronah.
Beth Ponte é gestora cultural, consultora e pesquisadora.
on-line | mesas: site e YouTube do Itaú Cultural
07/10/2021 QUINTA-FEIRA - 10h40 às 11h
Soluções e reinvenções na cultura
com Carolina Huffmann
das 10h40 às 11h
Como ocupar, viver e experimentar a cidade no pós-pandemia? Como a arquitetura dos equipamentos culturais, que em muitos casos é capaz de ser vivenciada de forma híbrida – isto é, entre o presencial e o digital –, impactará as cidades nessa fase?
Carolina Huffmann é fundadora da consultoria Urbanismo Vivo
on-line | mesas: site e YouTube do Itaú Cultural
07/10/2021 QUINTA-FEIRA - 09h20 às 10h30
Casos
com Ana Carla Fonseca, Carlos Martins e Maylla Pita
mediação Tomas Alvim
das 9h20 às 10h30
São mobilizados projetos de Feira de Santana (BA), Cidade do Porto (Portugal) e Itabira (MG) para abordar o conceito de cidade criativa na prática e demonstrar como a economia criativa e as iniciativas culturais podem servir para o desenvolvimento sustentável, gerando emprego e renda.
Ana Carla Fonseca é pesquisadora em economia criativa e diretora da Garimpo Soluções.
Carlos Martins é consultor em economia criativa e fundador da empresa Opium. Coordenou a candidatura de Braga (Portugal) à Cidade Criativa pela Unesco.
Maylla Pita é produtora cultural e educadora, criadora do Juntó.
Tomas Alvim é editor e cofundador do laboratório Arq.Futuro.
on-line | mesas: site e YouTube do Itaú Cultural
07/10/2021 QUINTA-FEIRA - 09h às 12h
Cidades criativas em perspectiva
com Valentina Montalto
das 9h às 12h
A convidada discute cidades criativas e indicadores a partir de um cenário pós-pandemia.
Valentina Montalto é analista de políticas da Comissão Europeia.
A Revista Observatório Itaú Cultural aborda nesta edição o processo de construção de uma metodologia para calcular o PIB da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas (Ecic) no Brasil
Três obras já foram lançadas pela editora, situada em Ubatuba, que trabalha artesanalmente com material coletado; conheça este projeto “Rumos Itaú Cultural”