Classificação indicativa: Livre
 

Com o objetivo de contribuir para a formulação de políticas e programas voltados para a instalação de bibliotecas nas escolas, o Instituto Pró-Livro (IPL) encomendou ao Insper a pesquisa Retratos da Leitura – Bibliotecas Escolares, cujo resultado demostra a importância das bibliotecas escolares no processo educativo de estudantes do ensino básico.

Agora, apoiado pelo Itaú Cultural, no dia 23 de setembro, o IPL organiza um seminário que discute essa temática a partir do levantamento realizado. Entre os temas debatidos estão: políticas públicas e universalização das bibliotecas, mediação de leitura por parte de educadores e bibliotecários, além da análise da pesquisa propriamente dita.

“A leitura é a casa das múltiplas vozes e da memória de um povo, e uma das bases estruturais para seu desenvolvimento”, ressalta Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. E as bibliotecas são a casa física de tantas leituras.

O apoio do Itaú Cultural ao evento em questão é mais um gesto que se soma a uma série de atividades relacionada ao universo dos livros e das histórias, a exemplo do suporte à Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e ao prêmio Oceanos, além de edições do programa Ocupação dedicadas a nomes como Manoel de Barros, Conceição Evaristo e Hilda Hilst. O Itaú Cultural é parceiro do IPL também em pesquisas acerca dos perfis de visitas de eventos literários – das Bienais Internacionais do Livro de São Paulo e do Rio de Janeiro à Festa Literária das Periferias (Flup).

As inscrições já estão encerradas. Importante salientar, porém, que o evento conta com transmissão ao vivo.

Confira na aba programação as mesas e os convidados de cada uma delas.


Seminário Retratos da Leitura – Bibliotecas Escolares: Bibliotecas na Escola Fazem Diferença na Aprendizagem dos Alunos? [com interpretação em Libras]
segunda 23 de setembro de 2019
às 13h
Sala Itaú Cultural (piso térreo)
 

Entrada gratuita

[livre para todos os públicos]

Veja também