Classificação indicativa: Livre
 

No dia 18 de maio, o projeto Roda de leitura homenageia a obra do escritor João Anzanello Carrascoza. No encontro, serão lidos os contos Aquela água toda e Passeio, ambos integrantes do livro Aquela água toda (2018).

João Anzanello Carrascoza possui uma extensa obra, entre romances, livros infantojuvenis e coletâneas de contos, como Aquela água toda (2012), Aos 7 e aos 40 (2013), Trilogia do adeus (2017) e Tramas de meninos (2021). Suas histórias foram traduzidas para o bengali, croata, espanhol, francês, inglês, italiano, sueco e tâmil. O autor recebeu três vezes o Prêmio Jabuti, quatro vezes o prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, tornando-se hors-concours, duas vezes o prêmio da Fundação Biblioteca Nacional, o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) e o da Cátedra Unesco, além dos internacionais Radio France e White Ravens.

Veja também:
>>João Anzanello Carrascoza – Paiol literário
>> João Anzanello Carrascoza, Um certo alguém

João Carrascoza foi selecionado no programa Rumos 2013-2014 com o projeto Linha única e na edição 2015-2016 com o Catálogo de perdas. Os dois projetos resultaram em livros publicados pela Sesi-SP Editora. Linha única reúne microcontos inspirados no lirismo dos haicais japoneses e na concisão de redes sociais como o Twitter. Catálogo de perdas, por sua vez, apresenta contos narrados por personagens marcados pela experiência – quase sempre dolorosa – da perda. Cada uma dessas perdas é representada por um objeto, presentes no livro através de fotografias – de autoria de Juliana Monteiro Carrascoza. O livro foi vencedor de duas categorias (Jovem e Melhor Projeto Editorial) do prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ)

Para a divulgação de Linha única, a equipe do Itaú Cultural produziu dois vídeos baseados em seis microcontos do livro. Confira abaixo:

O escritor participou em 2011 do Encontros de interrogação. No programa, Carrascoza fala de suas raízes, da importância dos livros e da TV em sua vida, do contar história e da marca de sua literatura, além da experiência como leitor e do tempo de seus escritos.

A Roda de leitura ocorre quinzenalmente. Os encontros, independentes entre si, trazem textos curtos – alternando prosa e poesia – que são propostos aos participantes para reflexão e troca de experiências. A mediação deste encontro é de Ana Estaregui, poeta, autora de Chá de jasmim (2014) e Coração de boi (2016), e mestra em literatura e crítica literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

A programação é livre e acontece on-line. Você pode reservar seu ingresso a partir desta quarta-feira, 4, às 12 horas, neste link ou no botão abaixo.

 

 

 

Roda de leitura – um dedo de poesia: João Anzanello Carrascoza [com interpretação em Libras]
quarta 18 de maio de 2022
às 17h
[duração aproximada: 90 minutos]
on-line – plataforma Sympla/Zoom

[livre para todos os públicos]

Reserve seu ingresso [a partir de 4 de maio, às 12h, até esgotar]

Saiba como acessar a transmissão via Sympla.

Veja também