Classificação indicativa: Livre
 

Os poemas de Salgado Maranhão figuram na próxima Roda de leitura, que ocorre em 18 de agosto. O poeta – natural de Caxias, no Maranhão – também é compositor e letrista, tendo músicas gravadas por grandes nomes, como Ney Matogrosso, Elba Ramalho e Paulinho da Viola. O encontro trará três poemas de Salgado para leitura e reflexão: “Ladainha”, “Das coisas” e “Lambidas”.

De acordo com as consultoras Renata Pimentel e Ana Estaregui, os poemas apresentam imagens sinestésicas que envolvem o corpo, a paisagem e a natureza e que, muitas vezes, nascem da tensão entre fenômenos de permanência e efemeridade. Luz e raízes, chão e sopro, coisas que cintilam, fervem e não desaparecem no tempo. A escrita é marcada pelo ritmo, não necessariamente apresentando rimas.

As primeiras experiências do poeta com literatura ocorreram na infância, pelo contato com o cordel e as rodas de viola. Aos 19 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar comunicação. Com o livro Mural dos ventos (1998) foi vencedor do Prêmio Jabuti. Já em 2011 recebeu o Prêmio Machado de Assis, na categoria Poesia. Possui livros traduzidos para o inglês, o holandês, o francês, o alemão e o espanhol.

Reserve seu ingresso para o encontro neste link ou no botão abaixo.

Atenção: os textos para leitura serão disponibilizados no dia 11 de agosto na sua área de Ingressos, no canto superior direito do seu login na Sympla. Localize o evento, clique em acessar evento e veja os conteúdos disponíveis no menu do lado esquerdo da tela.

Foto do poeta Salgado Maranhão. Ele é um homem de pele negra e está encostado em uma parede vermelha. Veste uma camisa jeans azul e está de óculos escuros. Uma de suas mãos está dentro do bolso da calça.
Poemas de Salgado Maranhão serão abordados no encontro (imagem: divulgação)

Roda de leitura é um projeto que visa incentivar o exercício da leitura compartilhada. Em encontros quinzenais e independentes entre si, textos curtos – alternados entre prosa e poesia – são objeto de reflexão e troca. Os encontros são mediados pela professora Renata Pimentel e pela poeta Ana Estaregui.

Roda de leitura – um dedo de poesia: Salgado Maranhão [com interpretação em Libras]
quarta 18 de agosto de 2021
às 17h
[duração aproximada: 90 minutos]
on-line – plataforma Sympla/Zoom

[livre para todos os públicos]

Atividade gratuita

Reserve seu ingresso [a partir de 4 de agosto, às 12h, até esgotar]

Saiba como acessar a transmissão via Sympla.

Veja também
Imagem do poeta e escritor Castro Alves. A imagem é antiga, está em preto e branco, e mostra um homem branco de rosto magro com bigode, cabelo penteado para trás e expressão séria no rosto.

A passagem de Castro Alves

Cenas de celebração nos 150 anos da morte do escritor baiano, que inspirou peças de teatro, filmes e romance