Classificação indicativa: Livre
 

A escritora Miriam Alves é o nome da próxima Roda de leitura, projeto do Itaú Cultural (IC) que busca estimular a leitura compartilhada. Neste encontro, marcado para 19 de outubro, os textos da autora, publicados na obra Poemas Reunidos, serão lidos com os participantes em um bate-papo on-line

Nascida em São Paulo e figura de destaque no panorama da literatura afro-brasileira, Miriam integrou o histórico coletivo Quilombhoje Literatura. Ela, inclusive, já publicou com escritoras como Conceição Evaristo no Cadernos negros, série literária independente que veicula textos afro-brasileiros.

Alves, que também é assistente social, assina a autoria de diversos livros de poemas, como Momentos de busca (1983) e Estrelas no dedo (1985); dos romances Bará: na trilha do vento (2015) e Mareia (2019); e das coletâneas de contos Mulher mat(r)iz (2011) e Juntar pedaços (2021). Em 2022, ela publicou Poemas reunidos, que organiza a produção de seus 40 anos como autora.

Os textos escolhidos são uma pequena amostra da força textual de Miriam, uma escritora de intensidade, gesto e movimento, que risca o chão com uma poética afirmativa de vontade e pulsão de vida.

Uma mulher negra, de cabelos crespos e escuros posa usando uma blusa na cor amarela, um colar e óculos de grau.
Obra de Miriam Alves é tema na "Roda de Leitura" (imagem: Amanda Neri)

A mediação deste encontro é de Ana Laura Estaregui, poeta e autora de Chá de jasmim (2014), Coração de boi (2016) e Dança para cavalos (2022), além de mestra em literatura e crítica literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Vale lembrar que a Roda de leitura tem a proposta de fruição e troca entre participantes de todo o país, interessados por literatura e com diferentes experiências com o ato de ler. O ponto de partida é o acervo da Biblioteca Itaú Cultural, de onde são escolhidos textos curtos para ser trabalhados, alternando-se sempre os gêneros entre prosa e poesia.

Roda de leitura – um dedo de poesia: Miriam Alves [com interpretação em Libras]
quarta 19 de outubro de 2022
às 19h30
[duração aproximada: 60 minutos]
on-line – plataforma INTI/Zoom

[livre para todos os públicos]

Reserve seu ingresso [a partir de 5 de outubro, às 12 horas, até esgotar]

Veja também