O escritor Marcos Siscar é o nome da próxima Roda de leitura, projeto do Itaú Cultural (IC) que estimula a leitura compartilhada. Neste encontro, marcado para 23 de novembro, os poemas “Bolero dos dedos suspensos”, “O dia brilha” e “Lixo cuidadosamente escolhido” serão lidos com os participantes em um bate-papo on-line.

Nascido em Borborema (SP), Siscar lançou seu primeiro livro de poemas em 1999. Na sequência vieram Metade da arte (2003), O roubo do silêncio (2006), Interior via satélite (2010), Manual de flutuação para amadores (2015) e Isto não é um documentário (2019), todos finalistas ou semifinalistas dos prêmios Portugal Telecom, Jabuti ou Oceanos.

O poeta lançou também o infantil Cadê uma coisa (2012), a plaquete A viva (2022) e, com Ana Martins Marques, a plaquete Duas janelas (2015). Como tradutor, publicou obras de Tristan Corbière, Félix Fénéon, Jacques Roubaud, Michel Deguy e Samuel Beckett, entre outros autores. É professor no Departamento de Teoria Literária da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entre seus livros de ensaio, destacam-se Jacques Derrida: rhétorique et philosophie (1998), Poesia e crise (2010, finalista do Jabuti) e De volta ao fim (2016, ganhador do Jabuti).

A mediação deste encontro é de Ana Laura Estaregui, poeta e autora de Chá de jasmim (2014), Coração de boi (2016) e Dança para cavalos (2022), além de mestra em literatura e crítica literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Vale lembrar que a Roda de leitura tem a proposta de fruição e troca entre participantes de todo o país, interessados por literatura e com diferentes experiências com o ato de ler. O ponto de partida é o acervo da Biblioteca Itaú Cultural, de onde são escolhidos textos curtos para ser trabalhados, alternando-se sempre os gêneros entre prosa e poesia.

Roda de leitura – um dedo de poesia: Marcos Siscar [com interpretação em Libras]
quarta 23 de novembro de 2022
às 19h30
[duração aproximada: 60 minutos]
on-line – plataforma INTI/Zoom

[livre para todos os públicos]

Reserve seu ingresso [a partir de 9 de novembro, às 12 horas, até esgotar]

 

Veja também
Foto de vegetação densa onde é possível perceber diferentes tipos de plantas. A densidade da vegetação é grande a ponto de não ser possível ver os troncos das árvores, nem o chão.

Inventário: resistência

Na edição deste mês da coluna “Inventário”, Marina Nacamuli e Walter Thoms transformam a palavra "resistência" em texto e imagem