Classificação indicativa: 12 anos
 

Em conversa com a Ocupação Dias Gomes – em cartaz no Itaú Cultural até 15 de janeiro de 2023 –, três grupos de teatro apresentam leituras dramáticas de importantes peças de Dias Gomes. A programação acontece de 18 a 20 de novembro, na Sala Itaú Cultural. Os ingressos podem ser reservados a partir de 9 de novembro, às 12 horas, nesta página.

Veja também:
>> Ocupação Dias Gomes celebra um dos grandes dramaturgos do país
>> Acesse o site da Ocupação

Confira os detalhes abaixo:

Meu reino por um cavalo

O Teatro do Osso fará a primeira leitura no dia 18, às 20 horas. A obra Meu reino por um cavalo (1988), última peça escrita pelo dramaturgo, versa sobre a relatividade dos valores tidos como absolutos. Classificada pelo próprio Dias como caótica, ela apresenta Otávio Santarrita, um dramaturgo que está cheio de dúvidas quanto a si próprio, seu trabalho criativo, sua vida privada, as posições ideológicas e as contradições do mundo em que vive. A crise, a loucura e o caos rondam o universo desse autor à procura de suas personagens, de seu teatro, de seu tema e de seu tempo.

Agora, o Teatro do Osso mergulha nas palavras que perpassam pelos planos da realidade, da ficção, da memória e da alucinação que impulsionaram Dias Gomes a escrever sobre seu próprio ofício no fim dos anos 1980.

A comédia dos moralistas

Primeira peça de Dias Gomes, escrita em 1937 quando o autor tinha 15 anos, a trama retrata a família do Dr. Ponciano, autointitulado presidente da Sociedade Salvadora da Moral Pública. O homem pegou para si a tarefa de ser o bastião da moralidade, a despeito do desconforto que isso provoca em alguns de seus familiares, como os filhos Felipe e Paulinho. Porém, num baile de mascarados a fachada de retidão irá cair como um castelo de cartas. Nas palavras do crítico de teatro Gastão Fleury, a comédia aborda “pontos delicados da hora atual, da luta da moralidade contra a conspurcação, ou desta contra os falsos moralistas”.

A leitura será feita pelo Grupo Experimental, com direção de Zé Henrique de Paula, em 19 de novembro, às 20 horas.

O pagador de promessas

Para finalizar a programação, no dia 20 de novembro, às 19 horas, a Cia. dos Inventivos realiza a leitura dramática da premiada obra O pagador de promessas (1959). Nesta leitura, o grupo evidencia assuntos ainda fortemente presentes em nossa sociedade, como a intolerância religiosa. Vencedor de diversos prêmios no teatro e da Palma de Ouro no Festival de Cannes por sua versão cinematográfica, O pagador de promessas apresenta Zé do Burro, um homem do campo que faz uma promessa à Santa Bárbara, num terreiro de Iansã, para curar seu burro Nicolau. Com a graça recebida, ele deve cumprir a promessa, levando uma pesada cruz de madeira até as portas da Igreja de Santa Bárbara, em Salvador (BA). Ao chegar à cidade, Zé de Burro enfrenta a resistência de um padre conservador, produzindo uma crise que mobiliza a imprensa, os moradores e as autoridades locais.

Leituras dramáticas – Ocupação Dias Gomes
sexta 18 e sábado 19 de novembro de 2022, às 20h
domingo 20 de novembro de 2022, às 19h
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Itaú Cultural – 224 lugares

[classificação indicativa: 12 anos]

Reserve seu ingresso [a partir de 9 de novembro, às 12 horas, até esgotar]

Atividade gratuita

Veja também