Classificação indicativa: Livre
 

Entre os dias 28 e 30 de julho, o Itaú Cultural (IC) exibe a programação do Mekukradjá – Círculo de Saberes, evento que, desde 2016, reúne debates – e, em alguns anos, exibições audiovisuais – para discutir a resistência dos indígenas no Brasil contemporâneo.

Com curadoria de Daniel Munduruku e da socióloga Junia Torres, e neste ano tendo como tema O futuro está na memória!, seis mesas e uma apresentação musical abordam assuntos relacionados à tradição, renovação e cultura dos povos originários.

Para conferir a programação do Mekukradjá 2021, clique aqui.

Veja também:
>>Mekukradjá em podcast
>>Coluna de Daniel Munduruku sobre os direitos indígenas

Imagem mostra o logo do evento Mekukradjá. Letras em preto e vermelho. Fundo em ocre. Grafismos em preto e vermelho.
Mekukradjá: o futuro está na memória! (imagem: Divulgação)

Mapa interativo

Em 2018, um mapa foi criado para apresentar o percurso do evento, exibindo quais etnias já foram representadas no Mekukradjá e qual a abrangência dessa conversa em nível nacional. Há seis anos, o Mekukradjá tem feito incursões nessa diversidade. No mundo, são 5 mil povos indígenas, o que abrange 370 milhões de habitantes. No Brasil – que em 1500 contava com uma população autóctone estimada em 3 milhões – são listados 254 povos, com 896.917 pessoas e mais de 150 dialetos.

Ao acessar o mapeamento, que conta também com conteúdos do Instituto Socioambiental (ISA), duas possibilidades de navegação são abertas: por povos e por edições (2016, 2017 e 2018).

(imagem: Divulgação)

Mekukradjá – Círculo de Saberes: o futuro está na memória!
quarta 28 a sexta 30 de julho de 2021

on-line – em itaucultural.org.br e no canal do IC no YouTube

[livre para todos os públicos]

Atividade gratuita

Veja também