Classificação indicativa: Livre
 

O Itaú Cultural (IC) recebe, nos dias 22, 23 e 24 de julho, Urubu come carniça e vôa, do Grupo Clariô de Teatro, espetáculo que reúne escritos crônicos e relatos da vida do poeta pernambucano João Flávio Cordeiro da Silva, conhecido como Miró da Muribeca.

O artista adotou o nome Muribeca em referência a um conhecido lixão construído em torno do conjunto habitacional onde mora, na região periférica de Jaboatão dos Guararapes. João Flávio fez da poesia a maneira mais concreta de responder à violência sofrida e observada em seu cotidiano.

Um artista intenso, crônico por natureza, que traz no corpo e na palavra dita uma visceralidade peculiar, propondo novos olhares para um lugar onde “um sujeito pode bater no outro só porque ele deu um riso”. Recheado de seu “alegrismo poético”, ele é capaz de colorir a tragédia e de alçar voos de celebração da vida.

O espetáculo do Clariô propõe uma ponte, um atravessamento da palavra do poeta, descobrindo musicalidades e gestos que traduzem e dialogam com seus ditos tão urbanos e sertanejos.

Conheça o Clariô
O Grupo Clariô de Teatro é um coletivo de arte resistente que busca, por meio da prática da troca, do encontro e da permanente discussão, entender e fomentar a arte nas bordas da metrópole. Durante alguns anos, o grupo pesquisou várias linguagens teatrais, passando pelos teatros infantil, realista, de rua e de bonecos, até fundar sua sede na cidade de Taboão da Serra, em São Paulo. Desde 2005, o Espaço Clariô vem se consolidando como um lugar de força cultural entre os coletivos da região.

Confira as informações sobre a reserva de ingressos para eventos presenciais.

A bilheteria presencial abre uma hora antes de o evento começar. O QR Code do ingresso deve ser validado até dez minutos antes do início da atividade. Após esse período, o ingresso será invalidado e disponibilizado na bilheteria para outra pessoa.

Urubu come carniça e vôa [com interpretação em Libras]
de sexta 22 a domingo 24 de julho de 2022
sexta e sábado, às 19h domingo, às 18h

[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Multiúso – 60 lugares

[livre para todos os públicos]

Entrada gratuita

Reserve o seu ingresso pela plataforma INTI [a partir de 13 de julho, às 12h]

FICHA TÉCNICA
Escritos crônicos: Miró da Muribeca
Direção: Mário Pazini
Atores/criadores: Alexandre Souza, Martinha Soares, Naloana Lima, Naruna Costa e Washington Gabriel
Dramaturgia: Grupo Clariô de Teatro
Assessoria dramatúrgica: Will Damas
Cenário: Alexandre Souza (João) e Mário Pazini
Figurino e adereços: Martinha Soares e Naruna Costa
Iluminação: Will Damas
Composição: Giovani Di Ganzá e Naruna Costa

Veja também