A 20ª Festa literária internacional de Paraty (Flip) acontece de 23 a 27 de novembro, e o Itaú Cultural participa da programação paralela ao evento com uma homenagem ao educador, filósofo e escritor Paulo Freire. Serão expostos documentos, manuscritos, fotos e vídeos que se aprofundam sobre a vida e a obra do autor. O espaço dedicado a Freire estará próximo à ponte da Igreja Matriz, no centro histórico da cidade.

Veja também:
>>"Ocupação Paulo Freire" vai ao Museu do Estado de Pernambuco

Paulo Freire, um ícone do pensamento educacional brasileiro, construiu uma pedagogia que partia do universo simbólico dos estudantes para saber como ensiná-los e propunha que a relação professor e aluno se desse de forma horizontal. O chamado “método Paulo Freire” foi originalmente voltado para a alfabetização e teve experiências de sucesso. Hoje, a prática freiriana é apropriada por profissionais de muitas áreas, que a adaptam.

O material apresentado na cidade fluminense é um recorte da Ocupação Paulo Freire, que de setembro de 2021 a janeiro de 2022 foi realizada no IC, em São Paulo. No site da exposição, você acessa parte do material da mostra e entrevistas exclusivas, assim como acessa a publicação impressa da Ocupação, que se debruça sobre essas adaptações do método Paulo Freire em campos como a fotografia, a segurança pública e a música.

Homenagem a Paulo Freire
quarta 23 a domingo 27 de novembro de 2022

Visitação

23 a 26 de novembro
das 10h às 22h

27 de novembro
das 10h às 16h

Flip | Centro Histórico de Paraty – Rio de Janeiro – RJ

Veja também