Classificação indicativa: Livre
 

O Itaú Cultural (IC), em parceria com a Barracão Cultural, apresenta o espetáculo inédito Jogo de imaginar, que marca o retorno dos pequenos às apresentações cênicas presenciais no prédio do IC. Com estreia marcada para 15 de outubro, a peça fica em cartaz até o dia 11 de dezembro, aos finais de semana, às 16 horas.

Jogo de imaginar conta a história de Eulindo, um menino negro que não conhece a sua origem. Do avô, a única coisa de concreto que herdou foi o pedaço de uma máscara estranha. Um dia, porém, Eulindo pega o objeto e vai parar dentro de um teatro. É aí que a aventura começa.

No teatro, o menino faz uma grande viagem, passando pelo Egito, pela Grécia Antiga e pelas épocas dos homens das cavernas, da Commedia dell’Arte, de Shakespeare, do teatro Nô e das tradições do teatro nas Américas, até chegar ao Teatro Experimental do Negro, de Abdias Nascimento. A busca por seu avô se transforma numa grande aventura de descoberta das origens do teatro e da sua própria ancestralidade.

Realizado pelo Núcleo de Artes Cênicas, Literatura e Música do IC, o espetáculo foi criado e produzido pela Barracão Cultural, com direção de Thaís Medeiros, dramaturgia de Lucas Moura e atuação de Caio Teixeira e Guilherme Wander. Atriz, produtora e dramaturga da companhia, Eloísa Elena foi a responsável pela idealização e pela coordenação-geral do projeto.

Momentos de encanto

O objetivo do projeto, segundo Eloísa, é proporcionar um momento de encanto aos pequenos: “O que queremos trazer para eles é esse encantamento que nós, fazedores de teatro, temos com o teatro. Isso é o que queremos que as crianças percebam também”.

A produtora destaca que a peça tem poesia, graça, composições musicais inéditas e muito humor, pontos importantes nesta fase de retorno às atividades. Ela lembra que a pandemia afetou a todos de forma diferente e profunda, inclusive as crianças menores, que estavam começando a interagir socialmente quando tudo aconteceu. 

“Este é um convite para que elas venham ao teatro, para que estejam ali presentes e possam ver de perto tudo o que tem em cena. Acho que é algo bacana e bem importante para os pequenos”, completa.

Conheça a Barracão Cultural

Barracão Cultural é um núcleo de criação e produção que tem como proposta desenvolver projetos que priorizem a pesquisa de temas e de linguagem, que sejam acessíveis e que atendam a diferentes públicos. Há mais de 20 anos, realiza um exercício permanente de criação e produção de espetáculos, com excelente acolhida de crítica e de público. 

Fazem parte do repertório da companhia espetáculos para os públicos adulto e infantojuvenil, concebidos para ruas e espaços abertos. São exemplos Um arco-íris colorindo o céu; A condessa e o bandoleiro; On love; Já pra cama!; A mulher que ri; Facas nas galinhas; e Cacoete, entre outros.

A Barracão Cultural já participou de importantes festivais e mostras nacionais, como o Festival internacional de teatro de Curitiba; o Verão arte contemporânea (VAC/BH); o Festival internacional das artes da língua portuguesa (Festlip/RJ); o Festival internacional de Londrina (Filo); o Festival internacional de teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto); e o Festival de Campo Grande e Dourados. Seus espetáculos ganharam ou foram indicados aos prêmios Shell; APCA; São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem; e Cooperativa Paulista de Teatro. 

Jogo de imaginar [com interpretação em Libras] 
sábado 15 de outubro a domingo 11 de dezembro de 2022
às 16h
[duração aproximada: 50 minutos]
Sala Vermelha – 70 lugares

[livre para todos os públicos]

Entrada gratuita

RESERVA DOS INGRESSOS

Os ingressos serão liberados sempre uma semana antes de cada apresentação. 

Reserve o seu aqui [a partir de 5 de outubro, às 12 horas, até esgotar]

Confira as informações sobre a reserva de ingressos para eventos presenciais.

Ficha técnica

Dramaturgia: Lucas Moura
Direção: Thaís Medeiros
Atuação: Caio Teixeira e Guilherme Wander
Trilha sonora e canções originais: Morris
Direção de arte (cenografia, figurino e adereços): Eliseu Weide
Luz: Ayra Flores
Voz off: Eloísa Elena
Orientação corporal: Thiago Andreuccetti
Coordenação técnica: Maurício Mateus
Acompanhamento de projeto de luz: Guilherme Bonfante
Confecção de cenografia, figurinos e adereços:  Atelier Bordel
Confecção de adereços de luz: Maurício Mateus e Tetê Ribeiro
Fotos de divulgação: Sabre Fiorentino
Assistência de produção: Alê Picciotto e Tetê Ribeiro
Concepção do projeto e coordenação-geral: Eloísa Elena
Produção: Barracão Cultural
Realização: Itaú Cultural

Veja também