Classificação indicativa: 12 anos
 

O espetáculo A guerra não tem rosto de mulher, baseado no livro homônimo da vencedora do Nobel de Literatura Svetlana Aleksiévitch, é uma costura de diversos relatos de mulheres russas que foram para o front na Segunda Guerra Mundial. A autora da obra entrevistou essas mulheres por anos, proporcionando ao leitor uma visão diferente da guerra, baseada na experiência humana dentro e fora dos campos de batalha.

Na peça, protagonizada por Carolyna Aguiar, Luisa Thiré e Priscilla Rozenbaum, imagens são compostas por meio da coreografia e dos movimentos das atrizes, que mostram os conflitos e temas complexos em que suas respectivas personagens estão imersas. Ritmos, pausas, sons e silêncios criam diferentes atmosferas, que levam o público a diversos lugares, numa viagem visual e sensorial. O espectador tem a oportunidade de experimentar, através do texto, toda a excitação das jovens que se alistavam sem ter ideia do que poderia acontecer com elas mais à frente.

O espetáculo, concebido e dirigido por Marcello Bosschar, vai conduzindo o público ao completo inesperado, passando pelos horrores, pela poesia, amores e tragédias da guerra, chegando, enfim, ao alívio da vitória. É o medo da vida que se sobrepõe ao temor da morte, além da esperança de que a humanidade tenha aprendido a lição e que nunca mais um horror como este se repita na história.

A guerra não tem rosto de mulher [com interpretação em Libras]
de domingo 5 de junho, às 19h, até domingo 26 de junho de 2022, às 23h59
[duração aproximada: 70 minutos]
no site e YouTube do Itaú Cultural

[classificação indicativa: 12 anos]

 

Veja também