A programação audiovisual do Festival Arte como Respiroatualmente em sua quarta edição – reúne mais de 190 curtas-metragens, todos exibidos gratuitamente no site do Itaú Cultural. Criados a partir do tema Descobertas e/ou Redescobertas e com duração máxima de três minutos, os trabalhos de ficção, documentários e vídeos experimentais são apresentados em dois blocos quinzenas – entre 16 e 30 de novembro e entre 1º e 15 de dezembro.

As obras do primeiro bloco foram agrupadas nos oito programas listados a seguir. Feitas em diversas regiões do país e lançando mão de variadas técnicas e linguagens, as produções têm inúmeras afinidades e contrastes entre si – e as seleções propostas aqui são apenas algumas das muitas possíveis.

Os links podem ser acessados entre 16 e 30 de novembro. Os filmes que integram o programa 7 (Raízes e Migrações) contam com interpretação em Libras e legendas em português.

Programa 1: Afetividades
Amizades do outro lado de um muro ou de um oceano, a relação entre pais e filhos ou entre pessoas e bichinhos, relacionamentos amorosos – ao vivo ou mediados pela tecnologia. Essas são algumas das possíveis demonstrações de afeto presentes neste conjunto de filmes.
Duração total: 31 minutos

Programa 2: Olhares para Dentro – parte 1
Acentuada nos últimos tempos, a solidão pode abrir espaço para novas formas de encarar o que antes parecia não ter importância – como os detalhes de uma casa, seu mobiliário e os pequenos seres que a habitam –, além de criar terreno para olhares que se voltam para si mesmos.
Duração total: 40 minutos

Programa 3: Cotidianos
A forma como percebemos a passagem do tempo pode ser redescoberta de diversas maneiras: por meio de um botão que se abre em flor ou da luz do sol que se transforma ao longo do dia; em decorrência de uma nova rotina ou do simples ato de respirar.
Duração total: 22 minutos

Programa 4: Reminiscências – parte 1
Perdas. Ausências. Saudades. Memórias que vêm à tona por meio de relatos ou objetos. Reminiscências de cheiros, sabores, visões, sons. Redescobrir pessoas, animais, coisas e lugares. Lembrar e relembrar são pequenos atos de resistência, formas de manter viva uma memória coletiva ou individual.
Duração total: 31 minutos

Programa 5: Olhares Artísticos
Inspirar arte, expirar arte. Esta seleção apresenta filmes que abordam formas de experimentar o mundo por meio das diferentes áreas de expressão artística.
Duração total: 40 minutos

Programa 6: Cada Tempo, Sua História
O que muda, se muda, entre os olhares de crianças e de idosos em relação ao cotidiano, ao passado ou ao futuro – ou, ainda, a si mesmos?
Duração total: 22 minutos

Programa 7: Raízes e Migrações
Uma seleção de filmes que apresentam diferentes relações com o espaço, com o chão, com o ato de criar raízes a fim de consolidar um lugar no mundo ou o de se deslocar para criar raízes em territórios diversos, seja por desejo, seja por necessidade.
Duração total: 35 minutos

Programa 8: Lutas Diárias, Lutas de Sempre
Lutar. Contra o preconceito, contra o racismo e o machismo estruturais, contra o patriarcado. Pela igualdade de gênero, pela liberdade, por direitos básicos e condições adequadas e igualitárias de vida, de trabalho, de educação, de saúde física e mental. Neste conjunto de filmes, todos os dias são dias de luta, desde sempre.
Duração total: 34 minutos

O segundo bloco de obras vai ao ar entre 1º e 15 de dezembro. Clique aqui para saber mais sobre a quarta edição do Festival Arte como Respiro.

Veja também