Classificação indicativa: Livre
 

Em nova parceria com o maior festival de filmes animados da América Latina – o Anima Mundi –, o Itaú Cultural promove três frentes de atividades ao longo do mês de julho voltadas para o universo dos filmes animados, entre elas uma mostra on-line de curtas-metragens brasileiros com curadoria da organização.

De 19 a 28 de julho, seis filmes animados que já participaram de outras edições do festival estarão disponíveis para o público aqui no site do Itaú Cultural. Para assistir aos filmes, basta clicar em cada um dos títulos a seguir – os links serão disponibilizados no dia 19.

Confira:

Virando Gente (2013), de Analúcia Godoi, 10 min 

Cena de Virando Gente (2013) (imagem: divulgação)

Parte do livro Virando Gente – a História do Nascimento Psíquico (Idéias & Letras), o curta traz a história de Bruno, menino que conta como começou a perceber a si mesmo e o mundo ao seu redor quando estava na barriga da sua mãe.

[livre para todos os públicos]

 

Johan (2015), de Washington Rayk, 10 min 

Cena de Johan (2015) (imagem: divulgação)

Johan é um senhor que vive um exílio voluntário no interior de uma cúpula adornada por um entardecer falso. Quando surgem nuvens carregadas, porém, manter a utopia se torna cansativa à medida que cresce em si o interesse por um livro misterioso e proibido.

[livre para todos os públicos]

 

O Fim da Fila (2016), de William Figueiredo Côgo, 3 min 

Cena de O Fim da Fila (2016) (imagem: divulgação)

Com uma linguagem gráfica que evoca a arte indígena brasileira, a história apresenta vários animais em fila indiana, dia após dia. Uma tartaruga que atrai um pássaro que convence uma anta que conversa com um tatu que forma uma fila de bichos que se aproximam de um índio que produz um mistério. Afinal, o que tem no fim da fila?

[livre para todos os públicos]

 

Reflexo Suspeito (2018), de Paolo Conti, 3 min 

Cena de Reflexo Suspeito (2018) (imagem: divulgação)

Dentro de uma bela casa, um espião está pronto para dar seu próximo passo. Do outro lado da porta, um adorável vovô está lendo enquanto toma seu banho. Ele percebe que algo está errado. Será que sua imaginação e sua criatividade ainda estão vivas?

[livre para todos os públicos]

 

São João (2013), de Diego Akel, 1 min 

Cena de São João (2013) (imagem: divulgação)

Produzido para a exposição coletiva Noites de Junho, realizada em Fortaleza (CE), o curta-metragem mostra uma visão particular sobre o São João.

[livre para todos os públicos]

 

L.E.R. (2009), de João Angelini, 3 min 

Cena de L.E.R. (imagem: divulgação)

A LER é também conhecida como lesão por trauma cumulativo. Muitos estudiosos e instituições preferem chamar de doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (Dort). Elas podem ser causadas por esforço repetitivo, má postura, estresse ou trabalho excessivo.

[livre para todos os públicos]

Veja também

Rumos 2013-2014: Almofada de Penas

selecionado: Joseph Specker “Três acontecimentos da minha infância influenciaram o surgimento da ideia do projeto: ter crescido em...