“Encontros de cinema” debate a gestão do audiovisual em nova edição
- apresentação
- programação
Encontros de cinemas – Gestão do audiovisual [com interpretação em Libras]
segunda 23 a sexta 27 de agosto de 2021
confira os horários na aba programação
on-line – no site e no YouTube do IC
[livre para todos os públicos]
O Encontros de cinema, evento que desde 2013 debate o fazer do cinema e suas tendências contemporâneas, chega à nova edição em 2021 com o tema Gestão do audiovisual, desta vez enfatizando como o planejamento, a organização e o monitoramento de processos são vitais para a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva do setor – da produção e distribuição à exibição e consumo.
De 23 a 27 de agosto, a programação é dividida em mesas de debate ao vivo e entrevistas pré-gravadas com profissionais do audiovisual. Os materiais visam apresentar informações e entendimento crítico para a compreensão das mudanças mais importantes da indústria audiovisual contemporânea, impactadas também pela pandemia de covid-19.
A curadoria dessa edição é de Alessandra Meleiro e Debora Ivanov, em parceria com o núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural. Veja a programação detalhada aqui.
Veja também:
>> Versões do tempo: podcast abre diálogo entre profissionais do audiovisual, críticos e pesquisadores sobre o documentário brasileiro contemporâneo
>> Veja novidades da Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita dedicada a produções nacionais
Debates e masterclass
A abertura terá uma masterclass da finlandesa Johanna Koljonen, analista de mídia e autora do “Nostradamus report 2021”, relatório que prevê tendências da indústria audiovisual.
As mesas de debate também abordarão métodos e ferramentas de produção virtual, que reforçam a importância da pré-produção e da colaboração artísticas entre os departamentos; e as perspectivas e os desafios curatoriais e de modelos de negócios da distribuição de obras audiovisuais em salas de cinema e em plataformas de streaming.
Por fim, dois pontos importantes serão observados: a cadeia produtiva da animação, que adquiriu dimensões econômicas relevantes no setor brasileiro; e as coproduções internacionais, que se provam como um caminho relevante para atração de novos financiamentos, profissionais, público e trocas de experiências.
Veja todas as mesas na playlist.
Entrevistas
Já nas entrevistas, o cineasta e produtor audiovisual Manoel Rangel, ex-diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine) de 2006 a 2017, depõe sobre os 30 anos de políticas públicas do mercado audiovisual.
Tainá Xavier, membro da diretoria-executiva do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine), aborda a construção do documento “Mapeamento das diversidades nos cursos de cinema e audiovisual no Brasil”.
A diretora de cinema Jorane Castro, natural de Belém (PA), fala sobre o novo panorama no setor audiovisual e sobre fazer cinema na Amazônia, a partir de suas vivências.
Naiara Leite, gerente de políticas de diversidade da Rede Audiovisual de Inclusão Orquestrada (Raio), expõe a criação de uma política consistente de diversidade racial e de gênero, visando propiciar um setor audiovisual mais diverso.
A cineasta Priscila Guedes, especializada em alta tecnologia da imagem na indústria cinematográfica e em realidade virtual, conversa sobre a formação do conceito de criação de conteúdo imersivo em realidade estendida e sobre o impacto fisiológico desse conteúdo nos espectadores.
Os vídeos serão publicados neste site e no YouTube do Itaú Cultural às 17h do dia 23 e às 13h dos demais dias de programação.
Encontros de cinemas – Gestão do audiovisual [com interpretação em Libras]
segunda 23 a sexta 27 de agosto de 2021
confira os horários na aba programação
on-line – no site e no YouTube do IC
[livre para todos os públicos]