Classificação indicativa: Livre
 

Caminhar, observar, representar, desafiar. São vários os modos de entrar em contato com os percursos urbanos; cada um deles apresenta uma potência distinta dos locais. Em 26 de junho, às 20h, o ciclo de debates Brechas Urbanas explora essas possibilidades: com o tema Experimentar a Cidade, o programa convida a diretora e fundadora do projeto SampaPé, Leticia Sabino, e o skatista Murilo Romão.

No caso de Letícia, a cidade é na sola do pé. Com o SampaPé, ela atua desde 2012 para aperfeiçoar a experiência de caminhar na cidade. É também cofundadora da Cidadeapé – Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo e da Rede Latino-americana por Cidades Caminháveis, além de idealizadora da abertura da Avenida Paulista aos domingos. Ainda mais, mantém no Instagram o projeto artístico Por Onde Andei.

Já Murilo leva a cidade nas rodinhas. Skatista profissional desde 2012, realizou em 2016 o vídeo Flanantes, que se desdobraria em um coletivo audiovisual com o mesmo nome. Nesses trabalhos, a proposta é discutir o direito à cidade, modos de habitar o urbano e a ideia de “uma cidade outra”. Em 2019, o Flanantes – integrado por skatistas que atuam em arquitetura, fotografia, antropologia urbana, artes e música – lançou Zonzo.

A mediação é da empreendedora social Monique Evelle, fundadora do Desabafo Social, projeto de promoção dos direitos humanos iniciado em Salvador (BA). Monique atua em comunicação, educação e empreendedorismo sustentável.

O Brechas Urbanas debateu em 2016 um tópico próximo ao da nova edição. Em O Sentido de se Deslocar, com mediação da jornalista Natália Garcia, jovens escritores e repórteres discutiram as suas trajetórias diárias pela urbe e as suas formas de pertencimento.

Assista a edições anteriores do Brechas nesta playlist. Entre as discussões estão, por exemplo, o lugar da criança na cidade, a floresta que dorme embaixo do asfalto e ativismos, arte e reapropriações de espaços públicos. Conheça também as nossas colunas.

Brechas Urbanas – Experimentar a Cidade
quarta 26 de junho de 2019
às 20h

[duração aproximada: 120 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) – 100 lugares

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: uma hora antes do evento | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do evento | um ingresso por pessoa

Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.

[livre para todos os públicos]

Veja também