Classificação indicativa: 12 anos
 

Em 2021, sob o impacto da pandemia, o Crítica em movimento, ciclo de debates voltados para as artes da cena, disponibiliza – e potencializa – todas as suas ações no on-line. Buscando fomentar o imprescindível diálogo entre públicos, criadores e críticos, a programação, em sua quarta edição, apresenta espetáculos, episódios de um podcast pensado para o momento e oito cadernos especiais sobre o fazer crítico.

Realizado anualmente desde 2017 pelo Itaú Cultural (IC), o seminário, sempre atento ao contexto em que se concretiza, propõe em sua mesa de abertura “um encontro mais expandido sobre a prática da crítica e suas implicações no conturbado mundo de hoje”.

A cocuradoria da programação é de Valmir Santos, jornalista, crítico e idealizador e editor do site Teatrojornal – Leituras de Cena desde 2010. Saiba mais sobre os espetáculos na aba Programação e reserve o seu ingresso para as atividades.

Fortuna crítica

Com organização e coedição de Valmir, os oito cadernos do Crítica em movimento articulam 24 textos de diferentes autores, oriundos de diversos cantos do país e do mundo, que versam sobre o fazer crítico. São visões heterogêneas do que consiste esse fazer e de como ele se desdobra em criações em circo, dança e teatro, com variantes para intervenção e performance, tendo em vista o quanto as circunstâncias históricas, sociopolíticas e culturais envolvem praticantes e partícipes, artistas, pesquisadores e, claro, espectadores-leitores.

Assim, em 2021, o estímulo ao pensamento proposto pela programação contorna a impossibilidade do encontro presencial por meio da veiculação de conteúdos reflexivos em texto e em áudio. Os cadernos estarão disponíveis ao público a partir do mês de abril, sempre às quintas-feiras (dias 1, 8, 15 e 22), aqui.

Podcast

O diálogo intergeracional potencializa os cinco episódios do podcast Crítica em movimento, nascido a bordo da quarta edição especial do encontro, que valoriza a mediação do pensamento crítico de artistas e públicos nos campos do circo, da dança, do teatro, da performance e das intervenções urbanas.

Ouça todos os episódios do podcast a partir do dia 1° de abril aqui no site ou em aplicativos especializados, como o Spotify e o Apple Podcasts, no celular ou no computador – basta pesquisar o nome dos programas.

Crítica em movimento – programação com debate e espetáculos [com interpretação em Libras]
quinta 1 a domingo 4 de abril de 2021
às 20h
on-line – plataforma Zoom/Sympla
Palco virtual – 270 ingressos por atração
veja a programação detalhada

[classificação indicativa: 12 anos]

Atividade gratuita

Reserve seu ingresso [a partir do dia 24 de março, às 12h, até o horário de início das apresentações (ou até esgotar)]

Saiba como acessar a transmissão via Sympla.

Veja também
Imagem com fundo laranja tem o nome Versões do tempo em amarelo bem no centro, dentro de um quadrado vazado com os contornos amarelos.

Versões do tempo

Espaço de diálogo sobre o documentário brasileiro contemporâneo, o podcast conta já com três temporadas, cada qual com um apresentador diferente
Mulher de meia idade está sentada em um vagão de metrô vazio. Ela usa máscara.

Pandemia de coronavírus, um ano depois

Em um ano, aqui no site do Itaú Cultural, refletimos sobre os impactos da pandemia no setor cultural e demos vozes e palco virtual a artistas de várias áreas