Classificação indicativa: Livre
 

A próxima Roda de leitura, projeto do Itaú Cultural (IC) que busca estimular a leitura compartilhada, conversa sobre “O ex-mágico da Taberna Minhota”, famoso conto escrito em 1947 pelo jornalista e escritor Murilo Rubião, considerado um dos maiores nomes da literatura fantástica do Brasil.

No texto selecionado, o autor traz uma narrativa que critica e ironiza a realidade do ser humano. Características como tédio, indiferença, solidão, arrependimento e a anulação da “mágica” da vida pela burocracia podem ser observadas no conto.

No dia 20 de julho, às 17 horas, a obra do autor será lida com os participantes, em um bate-papo. A mediação é da professora e escritora Renata Pimentel, autora de Uma lavoura de insuspeitos frutos (2002), Copi: transgressão e escrita transformista (2011), Da arte de untar besouros (2012) e Denso e leve como o voo das árvores (2015).

*Os ingressos já estão disponíveis na plataforma da Sympla.

Murilo Rubião (1906-1991) nasceu em Silvestre Ferraz (MG), hoje Carmo de Minas, mas foi criado em Belo Horizonte. Graduado, foi funcionário público, chefe de gabinete de Juscelino Kubitschek, no governo de Minas Gerais, e adido à embaixada brasileira na Espanha. Como jornalista, criou em 1966 o Suplemento Literário do Diário Oficial do Estado de Minas Gerais. Publicou O ex-mágico (1947), A estrela vermelha (1953), Os dragões e outros contos (1965), O pirotécnico Zacarias (1974), O convidado (1974), A casa do girassol vermelho (1978) e O homem do boné cinzento e outras histórias (1990). É considerado o introdutor do gênero realismo fantástico no Brasil.

A Roda de leitura promove encontros independentes entre si, trazendo textos curtos – alternando prosa e poesia – para a reflexão dos participantes e troca de experiências.

Na imagem, um homem careca e de óculos, usando paletó e gravata, está com uma das mãos apoiadas em uma máquina de escrever. Ele segura também um cigarro. Atrás dele está uma estante repleta de livros  e mais alguns objetos.
Murilo Rubião é considerado um dos maiores nomes da literatura fantástica do Brasil (imagem: Divulgação)

Roda de leitura – um dedo de poesia: Murilo Rubião [com interpretação em Libras]
quarta 20 de julho de 2022
às 17h
[duração aproximada: 90 minutos]
on-line – plataforma Sympla/Zoom

[livre para todos os públicos]

Reserve seu ingresso aqui

Saiba como acessar a transmissão via Sympla.

 

Veja também