Classificação indicativa: 12 anos
 

A Trupe Lona Preta apresenta, no Itaú Cultural (IC), de 9 a 12 de junho, a peça O circo bélico, espetáculo que usa a linguagem do palhaço e o riso para pôr em cena um tema grave: a guerra. Com apresentações de quinta a sábado às 20 horas e no domingo às 19 horas, a montagem conta a história de um grupo de palhaços que trabalham em uma zona de guerra. Como empregados de uma empresa de petróleo, eles devem perfurar um poço na região, mas, para além dos interesses econômicos em movimento, sonham e lutam pela paz. Reserve seu ingresso na Inti a partir de 1/6, às 12h.

Por meio do percurso dos personagens, a trupe levanta questões sobre o que significa a paz: é só um ajustamento com o que já está estabelecido? É a conciliação de interesses antagônicos? Assim, além do humor na peça, há no fundo uma posição política crítica, que é sugerida, por exemplo, neste excerto de um texto divulgado pela companhia:

O Circo bélico trata da luta de classes na sua expressão mais crua: a guerra. Esta, entendida não apenas como saída para as constantes crises do capitalismo, mas como a própria forma de organização do capital. É um circo alegre, mas é um circo ao avesso. Sua lona mais se parece com uma nau onde se apegam os desgarrados donos de nada, que não tem nada a vender a não ser sua própria força de trabalho. Trata da relação contraditória entre as mais altas patentes e os aspirantes do exército de produção, todos inadequados, ineptos. São bufões que já tentaram se incluir a qualquer custo, agora simplesmente agem, como máquinas, frias e solitárias, de guerra.

A Trupe Lona Preta surgiu em 2005, a partir de pesquisas sobre a linguagem do palhaço e de saraus e intervenções artísticas feitas nas zonas Oeste e Sul de São Paulo em diálogo com associações de moradores e movimentos culturais. O grupo mobiliza diversas artes, como a música, o teatro, as artes plásticas e o cinema, e tem se apresentado em bairros e comunidades da região metropolitana de São Paulo e em festivais no Brasil e no exterior.

O circo bélico [com interpretação em Libras]
quinta 9 a domingo 12 de junho de 2022
quinta a sábado às 20h, domingo às 19h
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Itaú Cultural – 224 lugares

[classificação indicativa: 12 anos]

Reserve seu ingresso [a partir de 1º de junho, às 12h, até esgotar]

A bilheteria presencial abre uma hora antes de o evento começar. O QR Code com o ingresso deve ser validado até dez minutos antes do início da atividade. Após esse horário, ele não será mais válido.

Confira as informações sobre reserva de ingressos para eventos presenciais.

Ficha técnica

Direção: Joel Carozzi e Sergio Carozzi
Elenco: Alexandre Matos, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e Wellington Bernado
Músicas: Joel Carozzi, Luciano Carvalho e Wellington Bernado
Cenário: Joel Carozzi, Sérgio Carozzi e Sérgio Marçal
Figurino: Christiane Galvan e Laura Alves
Iluminação: Giuliana Cerchiari
Produção: Henrique Alonso, Marilene Carozzi e Márcia Carozzi

Veja também