Neste sábado, 12 de dezembro, às 17h, acontece o 1º Encontro de Cinema e Audiovisual Ecossistema Ânima, evento organizado pela Ânima Educação em parceria com o Itaú Cultural. O pontapé inicial é a mesa de debate Pós-Cinemas e Cinemas do Pós.

O prefixo “pós” aparece nessa proposta menos como um marcador do que já não é e daquilo que já estaria superado, e mais como um índice de uma crise daquilo que é e do que já foi. “Pós-cinema”, portanto, porque a ideia de cinema como certo modo de produção, de uma linguagem específica, de uma tecnologia assentada e de uma forma regulada de recepção é desafiada por recortes que reclamam outros gestos do fazer, circular e sentir. Recortes esses estimulados por reconfigurações na cultura contemporânea. Contudo, a crise do pós-cinema é agudizada pelo momento histórico causada pela pandemia de covid-19, marcado pela instabilidade e pela contingência. Resta apontar para esse momento do “ainda não”, em um movimento de projeção informada pelos dados e pelas possibilidades do presente, mas também pelos desejos latentes e potências de criação que resistem, apesar de tudo.

A mesa tem participação Roberto Moreira S. Cruz – produtor cultural, curador independente e pesquisador em arte contemporânea e sua relação com vídeo e cinema expandido – e César Zamberlan – pesquisador das relações entre literatura e cinema, membro da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema e professor da área de comunicação e artes da Universidade São Judas. A mediação é de Ramayana Lira, vice-presidente da SOCINE e professora do programa de pós-graduação em ciências da linguagem e do curso de graduação em cinema e realização Audiovisual da Unisul.

Mesa: Pós-Cinemas e Cinemas do Pós
com Roberto Moreira S. Cruz e César Zamberlan
mediação Ramayana Lira

sábado 12 de dezembro de 2020
às 17h
on-lineno canal do YouTube da Ânima Educação

Veja também