Classificação indicativa: 14 anos
 

De 13 de setembro a 13 de outubro, fica disponível aqui no site do Itaú Cultural o espetáculo AMORta, experimento performativo do coletivo Nupramta que compõe a programação da mostra a_ponte – cena do teatro universitário. A peça discute relacionamentos abusivos, espaço das mulheres na arte e na sociedade, masculinidades tóxicas e entendimentos sobre a morte.

A apresentação é inspirada em A morta, que estreou no final de 2019 e teve como ponto de partida o conto homônimo de Guy de Maupassant (1850-1893), escritor francês cuja escrita tem traços oníricos, simbólicos e impressionistas. AMORta mobiliza essas características para evocar a realidade de mulheres brasileiras e amazonenses em seus encontros amorosos, a violência simbólica e psicológica que tem lugar em algumas dessas relações e a influência do patriarcado sobre a vida afetiva. Assista ao teaser da montagem.

O Núcleo de Práticas Meditativas no Treinamento do Artista (Nupramta) foi criado em agosto de 2015 como parte do doutorado em artes da cena da pesquisadora e artista Vanja Poty, o qual resultou, em 2018, na tese Desacelerando ou uma ode ao Sol, ao caminhar e às borboletas: práticas de meditação e yoga no treinamento do artista da cena. O grupo se funda no teatro performativo e no treinamento contemplativo do ator/performer por meio de técnicas de meditação e ioga. Em maio de 2016, transformou-se em um projeto de extensão e pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Veja seu site.

experimento performativo AMORta [com interpretação em Libras]
com coletivo Nupramta (AM)
de terça 13 de setembro, às 19h, a quinta 13 de outubro de 2022, às 23h59
[duração aproximada: 48 minutos]
site do Itaú Cultural

[classificação indicativa: 14 anos]

Ficha técnica

Realização: Nupramta
Atuação: Daniely Peinado, Denni Sales, Paulo Tiago, Thais Vasconcelos, Vanja Poty e
Victor Kaleb
Participação especial: Cleber Ferreira
Direção: Vanja Poty
Assistência de direção: Denni Sales e Victor Kaleb
Dramaturgia: Thais Vasconcelos e Vanja Poty
Edição: Denni Sales
Trilha sonora e desenho de som: Ravi Veiga e Victor Kaleb
Fotografia: Denni Sales
Imagens: Cleber Ferreira, Denni Sales e Victor Kaleb
Identidade visual: Agencinha

Veja também