Quais são as perspectivas para o futuro quando pensamos em política e gestão cultural, economia da cultura e política para as artes? Com o objetivo de debater os desafios presentes em nosso segmento a partir do atual cenário de isolamento social, a série Diálogos Itaú Cultural convida dirigentes e agentes de diferentes áreas de expressão e regiões do Brasil para pensar a cultura em nosso país.

Nesta quarta-feira, 29 de julho, às 17hnesta página, Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural (IC), conversa com Adhemar Oliveira, diretor de programação do Espaço Itaú de Cinema, e Renata de Almeida, diretora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Adhemar Oliveira dedica-se à exibição de filmes há mais de 30 anos, com especial destaque para o cinema brasileiro e independente. Criou diversos projetos para incentivar a formação de novas plateias e a apresentação de novos formatos, dentre os quais a Escola no Cinema, Curta Petrobras às Seis e as Ações Culturais, formadas pelas sessões especiais Clube do Professor, Sessão Popular, Sessão Latina e Clubes 3.ª Idade e Jovem. Atualmente, é responsável pela programação de 60 salas e diretor de programação do Espaço Itau de Cinema. 

Renata de Almeida é diretora e produtora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo desde 1990. Foi apresentadora, curadora e redatora do programa Mostra de Cinema na Cultura, apresentado na TV Cultura de 2010 a 2014. Co-produtora do longa O Estranho Caso de Angélica, de Manoel de Oliveira, filme de abertura do Certain Regard do Festival de Cannes 2010. Produziu o curta-metragem Do Visível ao Invisível, dirigido pelo mestre Manoel de Oliveira, curta que foi convidado para a abertura do 65 Festival de Veneza (2008). Foi exibidora e sócia do circuito Arteplex e Cinearte. Em 2011, ganhou o prêmio Governador do Estado na categoria Destaque Cultural e em 2012 o Prêmio Especial da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Em 2017, foi agraciada pelo governo francês com a Ordem Nacional do Mérito.

Confira todos os nossos Diálogos aqui.

Veja também