Festival Arte como Respiro: veja a programação do dia 22
20/07/2020 - 16:30
Festival Arte como Respiro
_Cá entre Nós, Quiero Ser Libre e Mil e uma Noites Século Trans 21 (SP)
quarta 22 de julho de 2020
às 20h
disponíveis até as 20h de 23 de julho
A primeira edição do Festival Arte como Respiro, evento totalmente on-line, apresenta uma seleção de espetáculos de artes cênicas contemplados no edital de emergência. De 17 a 27 de julho, peças e cenas teatrais, trabalhos infantis, de dança, do teatro queer e do circo ganham destaque aqui no site do Itaú Cultural.
>> Veja a programação do dia 23
>> Veja a programação do dia 24
>> Veja a programação do dia 25
>> Veja a programação do dia 26
>> Artistas também se apresentam em canais próprios
Na quarta 22, o destaque fica para Mil e Uma Noites Século Trans 21, da dramaturga, poeta e escritora Ave Terrena e com elenco formado por artistas transvestigêneres. Já _Cá entre Nós aborda a violência doméstica durante a pandemia de covid-19.
Os espetáculos ficam disponíveis por 24 horas aqui no site do Itaú Cultural. Confira abaixo a programação do dia.
[os links serão disponibilizados nos respectivos horários]
_Cá entre Nós
Shirlei Santos de Jesus Silva Ferreira
O espetáculo apresenta uma abordagem artística sobre o aumento de casos de violência doméstica durante o distanciamento social em função da pandemia de covid-19 pela ótica de três mulheres pretas. Este trabalho, que foi criado por meio de dados obtidos de artigos da Organização Mundial da Saúde somados à inspiração poética, chama a atenção para urgência do tratamento da violência doméstica como questão de saúde pública, utilizando a arte como instrumento de reflexão e capaz de promover mudanças nas políticas públicas.
quarta 22 de julho de 2020
às 20h
[duração aproximada: 7 minutos]
disponível até as 20h de 23 de julho
[classificação indicativa: 12 anos]
Quiero Ser Libre
Maria Tuti Luisão
Este vídeo é parte de uma performance chamada Cualquiera! Cualquer Cosa Sobre Todo En Mi. O trabalho é um manifesto que aborda a questão de que se uma se vinga, se vingam todas. Nele, vemos o corpo testando possibilidades de vinganças, brindando o corpo-prazer como poética-estética de resistências criativas. Através de vibrações, montar-desmontar, deformações, enxertos, próteses, modificações corporais e artificialidade, a artista busca deslocar suas ficções pessoais sobre ser mulher, traçando outras estéticas e criando novas realidades possíveis.
quarta 22 de julho de 2020
às 20h
[duração aproximada: 3 minutos]
disponível até as 20h de 23 de julho
[livre para todos os públicos]
Mil e uma Noites Século Trans 21 (SP)
Ave Terrena
Mil e Uma Noites Século Trans 21 é uma produção audiovisual da quarentena, inteiramente composta por pessoas transvestigêneres. O ponto de partida é a história clássica As Mil e Uma Noites, em que um rei se casa com uma mulher diferente a cada noite, matando-as na manhã seguinte. Na apropriação moderna desta narrativa, as atrizes narradoras encarnam Sahrazad, personagem conhecida milenarmente: a única que consegue permanecer viva, narrando histórias durante mil e uma noites para o rei, encarnado pelo ator-narrador. Na adaptação de Ave Terrena, em conjunto com o elenco, a narrativa tradicional é costurada com outras, incluindo contos conhecidos da oralidade e da escrita.
quarta 22 de julho de 2020
às 20h
[duração aproximada: 30 minutos]
disponível até as 20h de 23 de julho
[classificação indicativa: 12 anos]
Acesse a programação completa do Festival Arte como Respiro.