Neste 23 de outubro, em que a artista visual Lygia Clark (1920-1988) faria 101 anos, é lançado um site dedicado a ela, com informações sobre sua vida e trajetória criativa, assim como imagens das suas obras, documentos da sua produção intelectual e terapêutica e catálogos das exposições de que participou, entre outros materiais. São mais de 7 mil itens. Esse manancial multimídia agora pode ser acessado em lygiaclark.com.br.

Em cor sépia, a foto mostra a artista Lygia Clark com uma de suas obras na mão.
A artista Lygia Clark interage com a obra Pedra e Ar, de 1966

O site é dividido em quatro grandes seções: “Linha do tempo”, “Obras”, “Pelo mundo” e “Acervo”. A linha do tempo descreve datas marcantes na trajetória de Lygia, fazendo vínculos com itens arquivados pelo portal. Obras reúne sua produção artística, dividida em primeiras experiências; pinturas neoconcretas; esculturas neoconcretas; projetos de arquitetura; não arte; projetos não executados; e obras literárias. Pelo mundo exibe, com o uso de um mapa-múndi, o alcance internacional de obras, exposições e publicações da artista. Por fim, o acervo agrega todos os arquivos textuais, iconográficos e audiovisuais do projeto.

Produzido com o apoio do Itaú Cultural (IC), o site foi idealizado por Alessandra Clark, designer e neta da homenageada, e tem coordenação de Juliano Werneck.

Lygia foi pintora e escultora, tendo trabalhado também com body art (ou arte do corpo), instalações e arteterapia. Em seu trabalho, tem em vista a integração do público à obra, as experiências sensoriais e a desmistificação da arte. Em 2012, a artista foi foco de uma exposição no IC, Lygia Clark: uma retrospectiva. Acesse no nosso canal no YouTube parte dos conteúdos relacionados à mostra, entre entrevistas – com Alessandra Clark e os curadores Felipe Scovino e Paulo Sergio Duarte – e registros de performances.

Veja também