O Itaú Cultural recebeu 11.246 projetos inscritos para a edição 2019-2020 do Rumos, programa de incentivo à cultura e às artes brasileiras realizado pelo instituto. As áreas com mais propostas são as de audiovisual, com 2.127; música, com 1.759; e teatro, com 1.467. Os selecionados serão divulgados até o dia 25 de maio de 2020, no site do Itaú Cultural.

“É muito importante para o Itaú Cultural continuar apostando em um programa que apoia artistas e pensadores brasileiros, e sentimos ainda que é essencial olhar para a questão da representatividade. Por isso, estamos felizes com o fato de termos recebido inscrições de todos os estados do país e que perpassam todas as linguagens artísticas. Esse é um processo para o qual a comissão vai seguir olhando”, diz Aninha de Fátima, gerente de Comunicação do Itaú Cultural.

A comissão de seleção desta edição é composta de 24 profissionais que refletem a diversidade buscada na escolha dos projetos.

Completando 22 anos, o programa já contemplou mais de 1.400 propostas, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento de projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa. Os trabalhos de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas.

Em sua edição mais recente (2017-2018), o programa apoiou a realização de 109 projetos, entre espetáculos, residências artísticas, exposições, mostras e obras literárias.

 

Veja também