O escritor Rubens Figueiredo, rememorando sua trajetória, fala de sua atuação como escritor e tradutor e de sua relação com o mundo em que vive. “Acho que quando a gente não tem inquietação deve ficar preocupado. Não quer dizer que o cara tem que ser encucado, triste. Pode ser alegre, otimista e tudo. Mas inquietação é outra coisa. É um estímulo para a gente pensar. Questionar. É isso que eu chamo inquietação.”

Entrevista realizada em 2018 pelo jornalista Yuri Al’Hanati.

Saiba mais sobre Rubens Figueiredo na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. 

Depoimento do autor e tradutor no evento Encontros de Interrogação de 2011.

Ouça todos os episódios já disponíveis do podcast Paiol Literário aqui no site ou em aplicativos especializados, como o Spotify e o Apple Podcasts, no celular ou no computador – basta pesquisar o nome dos programas.

ITAÚ CULTURAL

Presidente: Alfredo Setubal
Diretor: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Apresentação: Rogério Pereira
Produção audiovisual: Ana Paula Fiorotto
Roteiro: Rosani Madeira (terceirizada)
Som: Tomás Franco (terceirizado)
Locução: Adriana Braga (terceirizada)
Trilha musical: Sala de Leitura, de Tomás Franco

O Itaú Cultural (IC), em 2019, passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura com o objetivo de garantir ainda mais perenidade e o legado de suas ações no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.

Rubens Figueiredo (imagem: divulgação)
Veja também
Homem de cerca de 45, 50 anos gesticula com as mãos. Ele usa óculos de grau e aparece de lado na foto. Acima das suas mãos aparece escrito na imagem o título "Paiol Literário".

Bernardo Carvalho – Paiol Literário

"Não acredito em Deus, não acredito em nada. Em alguma coisa, eu tinha de acreditar. E, aí, sobrou a literatura", conta Bernardo de Carvalho, entrevistado do Paiol Literário