Selecionada pelo programa Rumos Itaú Cultural 2015-2016, a Editora Temporária lança os livros de sua segunda edição no dia 19 de agosto, às 16h, no Centro Carioca de Design, no Rio de Janeiro. Como proposto pelo projeto, a editora apresenta três publicações: De Quem Te Protege a Muralha?, de Thiago Florencio, Zonzo: Investigadores Urbanos, de Julia Sant’Anna e Carolina Movilla, e Por uma Mobilidade Performativa, de Elilson. Saiba mais sobre o projeto aqui.

A Editora Temporária funciona de modo diverso das editoras de livros comuns: seu objetivo é, a cada edição, gerar três publicações de baixa tiragem no período de três meses. A segunda leva de impressões, encabeçada pela proponente e designer Clara Meliande, buscou projetos de livros que dialogassem com as transformações urbanas que o Rio de Janeiro tem sofrido nos últimos anos.

Diversas temáticas poderiam ser abordadas, como as relações entre paisagem natural e paisagem constituída, interferências urbanas, remoções, gentrificação, manifestações coletivas que geram mudanças urbanas, circulação, lixo e vestígios, memória e transparência pública. Em relação ao formato, cada projeto selecionado seria desenvolvido em parceria com um designer ao longo de três meses até ser impresso com tiragem de 150 exemplares. Os designers escolhidos para participar foram Tatiana Podlubny, Ana Costa e Thiago Lacaz.

No processo seletivo, desempenhado por editoras e designers convidados, foram eleitos os três livros que serão lançados neste mês. De Quem Te Protege a Muralha?, proposto por Thiago Florencio, tem design de Ana Costa e investiga a história e os desdobramentos de uma muralha que existiu no Rio de Janeiro. Com projeto original de 1714, a construção deveria atravessar a cidade desde o pé do Morro do Castelo, margeando a atual Rua Uruguaiana, e passar por cima do Morro da Conceição até findar no Largo da Prainha, nos arredores da atual Praça Mauá, mas não chegou a ser concluída.

Zonzo: Investigadores Urbanos foi desenvolvido por Julia Sant’Anna e Carolina Movilla, com design de Tatiana Podlubny. A obra parte de imagens e relatos de crianças com idade entre 9 e 13 anos para narrar a história do Morro da Babilônia. Já Por uma Mobilidade Performativa foi proposto pelo artista Elilson e tem design criado por Thiago Lacaz. No livro, o autor explora suas ações performativas realizadas nas ruas e nos transportes coletivos na cidade do Rio de Janeiro entre 2016 e 2017, bem como a inspiração e a motivação destas.

No dia 19 de agosto, além do lançamento dos livros, o evento conta com bate-papo com os autores e os designers das três publicações. A programação tem início às 16h e vai até às 20h, no Centro Carioca de Design (Praça Tiradentes, 48 – Centro, Rio de Janeiro). A entrada é gratuita. Para mais informações, acesse o link.

Veja também