Em outubro de 2017 o Itaú Cultural apresentou o evento Mekukradjá – Círculo de Saberes. O tema dos debates deste ano foi Língua, Terra e Território. Reunimos as falas de 18 pesquisadores, educadores, artistas e lideranças, todos indígenas, de diferentes etnias, que participaram das rodas de conversa. Os depoimentos passam por questões como resistência e disputa territorial, o espaço da escola na vida indígena, a ocupação do território virtual e as relações entre língua e terra.

Mekukradjá é uma palavra de origem caiapó – etnia que ocupa o Mato Grosso e o Pará – e significa sabedoria, transmissão de conhecimentos.

Nesta playlist serão disponibilizadas as falas de Célia XakriabáDavi Guarani (Karai Popygua)Edson Kayapó, Fernanda Jófej KaingángGenito Gomes, Graça Graúna, Sandra Benites, Taquari Pataxó, Tonico Benites, Anapuáka Tupinambá, Alberto Alvares Guarani, Naine Terena, Anari Pataxó, Carlos Papá, Johnn Nara, Daiara Tukano, Yaguarê Yamã e Larissa Ye’padiho Duarte.

 

Saiba mais sobre o evento.
 
Assista às mesas da edição realizada em 2016.
 
Créditos
Presidente: Milú Villela
Diretor-superintendente: Eduardo Saron
Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Caroline Rodrigues e Vinicius Francisco (terceirizado)
Captação e edição: Tomás Franco (terceirizado)
Canto de abertura: Daiara Tukano
 

Veja também

Janela forumdoc.bh

Ciclo traz filmes que se destacaram na edição mais recente do Festival do Filme Documentário e Etnográfico. Além disso, oferece uma masterclass com Vincent Carelli
onde: Itaú Cultural