Editor do blog About Light, Cassiano Viana tem conversado com fotógrafos residentes em diversos países sobre os impactos, as transformações e o cotidiano durante a crise mundial da covid-19. “Não é sobre técnica ou sobre o ato de fotografar em si. É muito mais uma correspondência com pessoas de diferentes realidades e que têm o olhar, a observação e o registro através de imagens como meio de expressão e forma de materializar os sentimentos nestes tempos de isolamento”, explica Viana.


Olhares sobre a Covid-19, Marco Zero | relato 4
Graziano Panfili – Roma, Itália
Cartões-postais da covid-19

por Cassiano Viana

Os primeiros casos de covid-19 na Itália foram identificados no dia 29 de janeiro: um casal de turistas chineses proveniente de Wuhan, epicentro da epidemia, e que passava férias em Roma. Em 31 de março, o governo declarou estado de emergência por seis meses. "A situação está absolutamente sob controle", disse na época o primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte.

Veja também:
>>
Olhares sobre a Covid-19, Marco Zero | relato 1: China
>>Olhares sobre a Covid-19, Marco Zero | relato 2: França
>>Olhares sobre a Covid-19, Marco Zero | relato 3: Alemanha

No dia 11 de março, o país tinha o segundo maior número de infecções fora da China: 12.462 casos e 827 mortos, e 1.028 pessoas estavam em unidades de terapia intensiva.

"Eu já acompanhava as notícias da China havia algum tempo e imaginava que a situação pioraria em breve”, lembra o fotógrafo italiano Graziano Panfili, morador de Roma. "Quando as restrições chegaram, eu estava na minha cidade, organizando um novo projeto fotográfico que me levaria a viajar por toda a Itália", lembra.

Tudo foi cancelado.

O fotógrafo italiano Graziano Panfili, morador de Roma, tem publicado uma série de cartões-postais do mundo em isolamento (imagem: Graziano Panfili)

Graziano tem publicado uma série de cartões-postais do mundo em isolamento. "Após dias trancado, tive a urgência de me comunicar, não só para melhorar meu humor, mas para fazer algo, registrar o que estava acontecendo na Itália naquele momento histórico em particular", diz. "Eu estava lendo um livro de Stephen King, O Instituto, sobre 'controle'".

Ele passou a pesquisar, no Google, webcams que estivessem on-line em território italiano e, durante uma semana, em diferentes momentos do dia e da noite, capturou imagens em formato quadrado e removendo qualquer outra informação de texto ou publicidade. "Optei pelas reproduções em preto e branco para enfatizar a noite, a desolação, o relógio lento, uma representação do meu estado e humor naquele momento", conta o fotógrafo, de 48 anos, em conversa pelo Messenger. A primeira foto tirada para a série foi a do Duomo de Florença, com uma janela iluminada à noite.

"Após dias trancado, tive a urgência de me comunicar, não só para melhorar meu humor, mas para fazer algo, registrar o que estava acontecendo na Itália naquele momento histórico em particular", diz Graziano Panfili (imagem: Graziano Panfili)

As fotos iniciais da série Covid-19: Postcard from Webcams around the World foram publicadas pelo Financial Times, ilustrando o artigo “The world after coronavirus", de Yuval Noah Harari, e mostram ruas desertas na Itália, o Coliseu, em Roma, a piazza Beato Roberto, em Pescara, a vista da Casa Universitária, em Lodi, e a praia do Porto São Giorgio, no Mar Adriático, entre outras imagens desse tempo de isolamento.

Memória fotográfica da catástrofe

Depois da Itália, o fotógrafo passou a capturar imagens ao redor do mundo, publicando seus cartões-postais do isolamento no Instagram. Recentemente, mostrou ao mundo imagens dos Estados Unidos e da França. A ideia é continuar a série. "Quero deixar uma memória fotográfica deste evento catastrófico histórico", afirma Panfili.

"Passo muitas horas olhando o mundo. É um trabalho muito complexo, porque requer uma visão do projeto em muitas câmeras, é preciso paciência para esperar o momento certo, a imagem certa. Mas tempo é algo que temos de sobra hoje, certo?", brinca. 

Graziano permanece em casa, em isolamento. Pergunto como está a situação na Itália particularmente, para além das notícias que lemos na imprensa internacional. Ele conta que, atualmente, há um problema de ordem pública. Muitas pessoas não têm mais dinheiro e está difícil comprar comida. "Continuamos a pagar por tudo, energia, água, mas a ajuda está atrasada. Os protestos também acontecem em frente dos bancos", diz, lembrando que os italianos são muito alegres e difíceis de conter. "Mas a situação é realmente grave, então a maioria respeita as regras. A única arma que temos é o isolamento, até que encontrem uma vacina", avalia. "Vamos seguir o exemplo da China."

Graziano Panfili pesquisou no Google webcams que estivessem on-line em território italiano e, durante uma semana, em diferentes momentos do dia e da noite, capturou imagens em formato quadrado (imagem: Graziano Panfili)

Procuro algo sobre o livro de Stephen King que Graziano está lendo e encontro, no site do escritor, a informação de que é "uma história dramática sobre a luta do bem contra o mal em um mundo onde os mocinhos nem sempre ganham". Lembro Graziano que no artigo de Harari, o autor de Uma Breve História do Amanhã afirma que a humanidade atravessa uma crise global, talvez a pior enfrentada por esta geração, mas que a tempestade vai passar e as escolhas que fazemos agora podem mudar nossas vidas nos próximos anos. Pergunto a opinião pessoal do fotógrafo. "Somos um povo forte, sairemos desta crise", diz.

Cassiano Viana (@vianacassiano) é editor do site About Light.

Veja também