por Cassiano Viana

“O Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo é uma ponta de lança e um importante catalisador de novos e ricos processos de conhecimento, de troca de experiências e de geração de redes na América Latina.” A afirmação é do uruguaio Daniel Sosa, fotógrafo, professor e um dos criadores do Centro Municipal de Fotografia de Montevidéu. Daniel participa do Fórum desde sua primeira edição, em 2007.

Daniel Sosa participa do Fórum Latino-Americano de Fotografia desde sua primeira edição, em 2007 (imagem: Carlos Contrera)

“Neste ano, o encontro deve gerar uma nova onda horizontal de discussões. Certamente se somarão muitas novas perguntas, para além das que podemos imaginar”, observa mencionando o Fórum Escuta, o novo formato de debates do Fórum, ainda mais participativo e democrático e contando com temas sugeridos pelo público.

Para Daniel, um dos pontos importantes dos debates da fotografia hoje é como aproveitar o acesso e a possibilidade de gerar informações em uma grande escala e a partir de uma diversidade de olhares. “Algo impensável até pouco tempo atrás, visto que os meios estavam nas mãos de poucos”, observa. “No entanto”, diz, “o grande tema neste tempo não é a capacidade de produção e sim o sentido das coisas", diz o fotógrafo.

Para a fotógrafa chilena Andrea Josch, não existe um tema de maior ou menor importância. “Toda pesquisa consciente e profunda nutre formas políticas e poéticas de perceber e confrontar a sociedade em seu conjunto e em seus diversos espaços temporais”, pondera.

Andrea, que é coordenadora do curso de Pesquisa e Criação Fotográfica da Facultad de Arte de la Universidad Finis Terrae, em Santiago, e editora das revistas de fotografia Sueño de la Razón e OjoZurdo, participa do Fórum desde sua segunda edição, em 2010. Ela lembra que a fotografia é um assunto importante pela forma como interfere na construção e no controle das sociedades.

A fotógrafa chilena Andrea Josch é uma das participantes do Fórum Escuta (imagem: Mila González)

“A fotografia estabelece cânones e instala certas identidades coletivas e individuais que devemos ressignificar e repensar de forma urgente. Ela também inaugura imaginários e narrativas. E, além do mais, é a linguagem através da qual nos comunicamos majoritariamente, por isso devemos ser capazes de apreendê-la em sua complexidade”, avalia, acrescentando que uma pedagogia do olhar poderia ajudar a expandir nosso próprio modo de pensar.

“Parece-me que o que aprendemos de mais importante nos últimos tempos diz respeito aos movimentos – feminista, estudantil, ecológico etc. É preciso compreender que os diálogos coletivos, transversais, horizontais, participativos são lugares nos quais todos nós enriquecemos e desierarquizamos a vida e sua linearidade inútil”, explica. “Ativar a reflexão e a discussão deve ser algo prioritário nestes nossos tempos atuais”, conclui a fotógrafa.

Além de Andrea e Daniel, participam do Fórum Escuta Guadalupe Lara (México), João Kulcsár (Brasil) e Tiago Santana (Brasil).

 

Cassiano Viana é editor do blog About Light.

Veja também